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Seis novas empresas reforçam APL
Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
29/06/2005 | 08:11
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O APL Grande ABC - Arranjo Produtivo Local que reúne indústrias do setor de autopeças, ferramentaria e plástico - recebeu nesta terça-feira seis novas empresas, todas dedicadas à produção de autopeças. A organização passa a contar com 50 companhias, 50% das quais destinadas a suprir exclusivamente a indústria automotiva.

As recém-chegadas são associadas à ATA (Autoparts Technologies Alliance) e devem engordar a participação do APL no mercado externo. O grupo reúne empresas cujo foco é a exportação (ver texto ao lado).

A apresentação dos novos integrantes do APL foi conduzida na tarde de terça-feira pelo diretor geral da Agência Grande ABC e prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, na sede da entidade, em Santo André. O evento contou com participação de empresários de Diadema, Santo André, São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires, e representantes das regionais do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Durante o encontro, Auricchio anunciou que, em negociação com a diretoria do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), empresas da região, em especial as participantes do APL, poderão ter novas linhas de crédito. "Foram feitas algumas alterações nos critérios de escolha das empresas, para que vários segmentos na região pudessem ser beneficiados. Acredito que esta é a maior conquista da Agência no que diz respeito à liberação de crédito", afirma.

Para o secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Silvio Minciotti, a entrada de novas empresas no grupo é prova de que o APL está no caminho certo. "A chegada dessas empresas e o grande interesse de outras em integrar o APL mostra que o grupo já passou da fase da aprendizagem e entrou na fase do crescimento", diz.

Segundo Tarcízio de Souza, diretor da Soumetal, uma das seis empresas a ingressar no APL, o maior desafio do grupo é aumentar a venda de produtos ao exterior, apesar do câmbio desfavorável. "Além de focar nas exportações, as empresas terão de dar atenção à qualidade. Vender não só uma imagem, mas também a realidade do nosso mercado", diz. "Os projetos, no entanto, são de longo prazo. Sofremos um grande desgaste nos últimos meses em razão do dólar barato, e esse fator terá de ser vencido."

Na avaliação do empresário Carlos Luiz Gazola, diretor da Tecnoperfil Taurus, a entrada da empresa no APL vai fortalecer as relações e tornar o grupo ainda mais competitivo. "Minha empresa destina apenas 2% da produção para o mercado externo. O índice é semelhante ao das empresas que atuam nesse mercado. A união do grupo dará mais dinamismo e abrirá, sem dúvida, novos horizontes." 

Crescimento - Criado em agosto de 2004, o APL do Grande ABC é um projeto da Agência Grande ABC e conta com apoio técnico e financeiro do Sebrae-SP. A organização defende a idéia de capacitar e estimular o crescimento de micro, pequenas e médias empresas de setores de grande potencial na região.

De acordo com balanço do grupo, as empresas que participam do APL faturaram em 2003 cerca de R$ 136 milhões e empregaram 1.742 pessoas. Já em 2004, o faturamento atingiu R$ 184 milhões e o número de empregados subiu para 2,1 mil. Para este ano, a previsão é que o faturamento cresça 20%.



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