Internacional Titulo
Premiê das Ilhas Salomao coloca cargo à disposiçao
Do Diário do Grande ABC
06/06/2000 | 11:43
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro das Ilhas Salomao, Bartholomew Ulufa'alu, anunciou aceitar se demitir para evitar o risco de guerra civil em seu país, anunciou esta terça-feira o governo do arquipélago.

Ulufa'alu foi tomado como refém esta segunda-feira, durante uma tentativa de golpe de Estado provocada pelo conflito entre grupos étnicos rivais.

Após uma jornada de negociaçoes entre os membros de seu gabinete e os dirigentes do grupo rebelde autores da intentona golpista, as Aguias de Malaitia, o Primeiro-Ministro ``comunicou sua intençao de pedir demissao, se fosse esse o preço que ele teria que pagar pela paz', disse um ministro de seu gabinete, Alfred Sasaako.

O parlamento deverá se reunir em 16 de junho, para aceitar a demissao de Ulufa'alu e escolher um sucessor, segundo a mesma fonte.

O chefe de governo foi levado nesta terça-feira por homens armados de sua casa para um local desconhecido, para um encontro com seus ministros. O parlamento deverá se reunir em 16 de junho, para aceitar a demissao de Ulufa'alu e escolher um sucessor.

Os rebeldes, pertencentes à milícia étnica das Aguias de Malaitia, liderados por um advogado, Andrew Nori, exigiram na segunda-feira a demissao do Primeiro-Ministro e tomaram o controle de posiçoes estratégicas do arquipélago. Os vôos e as comunicaçoes telefônicas com as Ilhas Salomao permanecem interrompidos.

Desde o começo de 1999, a ilha de Guadalcanal, onde fica a capital do arquipélago, Honiara, é cenário dos combates entre as facçoes étnicas rivais conhecidas como Forças das Aguias de Malaitia (MEF) e Combatentes pela Liberdade de Isabatu (IFF), nome original da ilha de Guadalcanal. O grupo pretende expulsar os atuais donos das plantaçoes, vindos da ilha vizinha de Malaitia.

Nesta terça-feira, violentos combates, que deixaram até o momento pelo menos quatro feridos, ocorriam entre as duas milícias armadas no aeroporto internacional da capital Honiara.

``A situaçao era tensa na capital e a maior parte das lojas está fechada', informou um jornalista da Solomon Islands Broadcasting Corporation (SIBC).

Enquanto isso, a Nova Zelândia se ofereceu nesta terça-feira como mediadora para a retomada das negociaçoes entre as etnias rivais, para evitar a escalada da violência.

``O que tentamos fazer é encontrar a soluçao pela via constitucional. É fácil ver-se envolvido num conflito, mas é difícil sair dele. Portanto, afirmamos: se estiverem preparados para comparecer à mesa de negociaçoes, estamos dispostos a facilitá-lo', disse Phil Goff, ministro das Relaçoes Exteriores neozelandês.

``Se sentirem necessidade, venham à Nova Zelândia e tenham um encontro aqui', disse o ministro. Há vários meses, sob os auspícios da comunidade britânica, têm ocorrido negociaçoes entre as partes em conflito, que foram interrompidas na semana passada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;