Setecidades Titulo
Marcha anti-racismo na Oliveira Lima
Por Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
09/12/2006 | 19:44
Compartilhar notícia


Marcha contra o racismo em Santo André e caminhada pela paz em São Bernardo. Sábado foi dia de manifestações contra a intolerância racial, o preconceito e a violência nos dois municípios. Em Santo André, a Marcha Contra o Racismo foi organizada pela Prefeitura em parceira com diversos grupos do movimento negro da cidade. A ação foi uma manifestação de repúdio aos ataques neonazistas a um salão de beleza afro e a uma sinagoga. Os ataques ocorreram em 21 e 22 de novembro; logo após o Dia da Consciência Negra, dia 20.

A concentração dos participantes começou por volta das 9h em frente à estação ferroviária de Santo André, no Centro. Cerca de 200 pessoas participavam da abertura que contou com a presença da vice-prefeita, Ivete Garcia. Em um breve discurso, a vice-prefeita disse que sua presença era a reafirmação do compromisso do governo municipal de acabar com o preconceito.

O secretário de combate ao racismo, Maurílio Nascimento Mendes (PT), participou da organização ao lado de vários grupos ativistas, como o Negra Sim e o Kizomba. Para ele, os ataques do dia 21 foram absurdos e inaceitáveis: “O Brasil é feito de brancos, negros, índios e por aí vai. Somos todos iguais e devemos ser tratados sempre com respeito.”

A marcha saiu da estação ferroviária às 10h20. Os manifestantes subiram a avenida Queirós dos Santos em sentido ao movimentado calçadão da Oliveira Lima. Durante o trajeto de cerca de 30 minutos, muitos se sensibilizaram e decidiram apoiar a manifestação, incorpando a marcha. É o caso de Tereza Fernandes Alves, de 64 anos, que, acompanhada do filho, fazia compras na rua Oliveira Lima. “Eu acho um absurdo esse papo de negro e branco serem diferentes”, indigna-se.

A caminhada de protesto terminou na esquina da Oliveira Lima com a Coronel Fernando Prestes. O encerramento ficou por conta do prefeito, João Avamileno, que declarou estar “solidário com a marcha e com todos os movimentos que pregam a igualdade e combatem o preconceito.”

São Bernardo – O período da manhã em São Bernardo também foi marcado por uma caminhada que reuniu cerca de duas mil pessoas que comemoraram com roupas brancas o Dia Metropolitano de Prevenção à Violência.

A caminhada teve início às 10h em frente ao ginásio poliesportivo da cidade. Ao fim da caminhada, na avenida Aldino Pinotti, houve uma apresentação da Orquestra Filarmônica de São Bernardo, acompanhada pelo coral de alunos da rede de ensino municipal. O repertório foi composto por músicas natalinas.

O prefeito William Dib, que estava presente, ressaltou a importância de mostrar à população que a paz começa dentro de casa e que as questões de violência devem ser amplamente discutidas. “Precisamos sensibilizar a sociedade”, declara.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;