Setecidades Titulo
Bagagem cultural é essencial para quem quer começar a escrever
João Guimarães
Especial para o Diário
29/07/2007 | 07:37
Compartilhar notícia


Escrever um bom texto exige técnica, tempo e energia. Enfrentar uma página em branco é doloroso até para os escritores experientes. Para produzir com mais facilidade, uma atitude é unânime: deve-se saber observar o mundo e usar o conhecimento adquirido para a composição dos parágrafos.

Ter à mão um bloco de anotações e uma caneta é tarefa básica. De acordo com a professora de Português da Universidade Imes, Vilma Lemos, aspirantes a escritores precisam ver o ambiente à sua volta com olhar crítico.

“Dessa forma, o candidato passa a ter um repertório mais amplo para escrever”, diz. A especialista ainda cita outra característica essencial para a produção de um bom texto: a expectativa. “O narrador precisa criar uma empatia com o leitor e segurar sua atenção até o fim.”

MANUAL
A escritora Sonia Belloto aposta também no registro fotográfico. “Eu ando pela rua e fico imaginando o que as pessoas fazem”, diz. “Depois, tiro foto destas situações. Ajuda na construção dos personagens.”

A última obra de Sonia trata justamente deste assunto. O guia Você já pensou em escrever um livro? foi publicado pela primeira vez em 2004 e já foi adaptado para outros países. Entre os tópicos do manual estão dicas de como desenvolver a história, criar personagens e diálogos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;