Internacional Titulo
Câmara aprova reforma eleitoral nos EUA
Por Das Agências
13/12/2001 | 10:55
Compartilhar notícia


A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou na noite desta quarta-feira uma lei que, a um custo de US$ 2,65 bilhões, reformará o sistema eleitoral um ano depois da acirrada eleição presidencial que deixou em evidência uma série de problemas na verificação dos votos.

Com amplo apoio dos dois partidos, que se traduziu em uma aprovação de 362 votos contra 63, a lei concede pela primeira vez fundos federais para o sistema de votação que cabe aos Estados e condados.

O presidente George W. Bush, que chegou à Casa Branca depois que a Suprema Corte de Justiça ordenou parar a recontagem de votos mais de um mês depois das eleições, classificou a iniciativa como "um bom começo".

A lei concede aos Estados US$ 400 milhões para melhorar as obsoletas máquinas de votação usadas por um terço dos eleitores e que, na eleição do ano passado, foram a fonte de inúmeros problemas.

Da mesma forma, os Estados receberão ajuda para treinar funcionários eleitorais, modernizar os registros de eleitores e estabelecer critérios de apuração a serem aplicados no caso de ocorrência de problemas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;