Memória Titulo
O primeiro ginásio do Grande ABC faz 70 anos

Até o final da década de 1930 o Grande ABC não possuía nenhum curso ginasial

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Até o final da década de 1930 o Grande ABC não possuía nenhum curso ginasial. Os jovens que tiravam o diploma do grupo escolar tinham que tomar trem ou ônibus para estudar em São Paulo, caso quisessem continuar os estudos. Foi então que um professor da Capital, Paulo Sinna, resolveu investir na educação local e criou o primeiro ginásio do Grande ABC. Faz 70 anos.

Alunos de toda a região passavam a se deslocar a Santo André para as aulas daquele que durante vários anos foi o nosso único ginásio.

Os irmãos Sérgio e Cecília Lazzarini são os atuais administradores da faculdade Iesa (Instituto de Ensino Superior Santo André), nascida do desdobramento do ginásio pioneiro. Ambos sucedem ao pai, o saudoso professor José Lazzarini Júnior, na direção da instituição. Sérgio vasculhou os guardados da escola e descobriu as imagens que ilustram a coluna hoje.

De ginásio a faculdade
Texto: Sérgio Lazzarini
O Ginásio Santo André foi fundado em 10 de abril de 1939, e iniciou seu curso ginasial e comercial à Rua Campos Sales, 27, no Distrito de Santo André. O proprietário da área na época era Alfredo Angelini. Professor Paulo Sinna foi o primeiro diretor da instituição.

Em 1954 assume como diretor do Ginásio Santo André o professor José Lazzarini Júnior, professor de grego e português, que lecionou em vários colégios públicos e particulares de São Paulo e Santo André.

Os cursos nessa época eram o ginasial e a escola técnica, que habilitava contabilistas em nível técnico.

O Colégio Santo André, mais tarde assim denominado, e que deu lugar ao antigo ginásio, nasceu com inúmeros cursos, dentre eles, o científico, normal, comercial básico e aperfeiçoamento.

Em 1973 surge o Ensino Superior, e que a própria comunidade estudantil denominou Iesa. Cerca de 25 cursos foram criados na faculdade desde aquela época; vários permanecem até hoje.

Em 10 de abril de 2000, exatamente na data de fundação da instituição, faleceu o professor Lazzarini, como era conhecido, cabendo a nós, seus filhos, administrar a escola, hoje com 2.700 alunos.

DIARIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 10 de abril de 1979

Manchete - Supermercados irão congelar os preços durante dois meses

Greve 1 - Apeoesp dá apoio e professores param.

Greve 2 - Trabalhadores na Swift-Armour querem 30%.

Mauá - Impostos municipais têm aumento de quase 3.500%.

Anistia - Em reunião realizada domingo em Santo André foi instituída a diretoria do Comitê Brasileiro pela Anistia, regional do Grande ABC. Na presidência, o tapeceiro João Batista da Silva. Na assessoria jurídica, os advogados Idibal de Almeida Piveta, Valdecirio Teles Veras, Mauricio Soares de Almeida, Ruy Rios da Silveira Carneiro e Antonio Funari Filho.

EM 10 DE ABRIL DE...
1964 - Os vereadores andreenses Acylino Bellisomi (PTB), Alaor Caffé Alves (PSB-MTR) e Lincoln dos Santos Grillo (PSB-MTR), ameaçados de cassação pelo regime militar, renunciam.

1984 - Criada a Liga de Futebol de Salão de São Caetano.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Aniversário de Artur Nogueira (1904), Juquiá (1949) e Serrana (1940).

HOJE
Dia do Engenheiro Metalúrgico, Dia da Engenharia Militar, Dia do Prefeito e dia da Paixão do Senhor.

SANTOS DO DIA
Ezequiel, Macário, Miguel dos Santos, Pompeu e Terêncio.

NAS ONDAS DO RÁDIO
ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Especial de Sexta-feira Santa. Um programa mais light, com músicas lentas de Roberto Carlos, Carlos Gonzaga e Wanderlea, que canta Ternura, numa versão de Rossini Pinto. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Hoje, das 9h às 11h. Contato: viagemnotempo@radioabc.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;