Setecidades Titulo
Capuava e região sofrem com falta d'água todo dia
Por Luana Arrais
Especial para o Diário
23/07/2011 | 07:14
Compartilhar notícia


"Não tinha água nem para beber", reclamou Renato César Rodrigues, 45 anos, dono de uma oficina mecânica na Rua Tibetana, no Parque Capuava, em Santo André. Ele é apenas um exemplo do que os moradores da região vêm sofrendo desde o início do ano com cortes diários no abastecimento de água, que às vezes dura mais de um dia. O problema se estende a outros bairros, como Novo Oratório e Jardim Santo Alberto, entre outros do Segundo Subdistrito. Diariamente, o fornecimento é interrompido por volta das 13h, e retomado entre 22h e 22h30.

A falta de água obriga Renato e outros habitantes da área a encher baldes para garantir água nos períodos de torneiras secas. O mecânico, que também reside no bairro, já teve de recorrer ao reservatório da oficina para tomar banho, por não haver água em casa.

A dona de casa Marina da Silva, 72, também aproveita o curto tempo em que o abastecimento se normaliza para encher o tanque de lavar roupas. "Fico esperando e, quando a água chega, tenho que correr para armazenar."

Milton Mendes, 44, morador da Rua Gana, no Parque Novo Oratório, prefere acumular bom volume de roupas para depois lavar. Indignado com a situação, ele é um dos moradores que têm controlado os dias e horários dos cortes no abastecimento.

Por causa do problema, a academia de Clodoaldo Azarias, 36, localizada na Rua Cingapura, teve de fechar as portas durante o dia por duas vezes. "Tive prejuízo e, mesmo assim, tenho que pagar as contas."

Cansado do transtorno, Alex Rodrigues, 36, vem tentando contato com o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André desde o início do ano. "Eles não avisam sobre os cortes e nem explicam o motivo."

A companhia informou que a falha no abastecimento se deve ao envio de água por parte da Sabesp, que está com baixa vazão, gerando pontos de desabastecimento em diferentes bairros da cidade. Segundo o Semasa, na madrugada de hoje o abastecimento seria normalizado. A companhia não explicou, porém, os motivos do problema nos meses anteriores.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo explicou que realiza manutenção emergencial em equipamento da Estação de Tratamento de Água Rio Grande. O serviço teve início na quinta-feira, às 20h, e deverá ser concluído na sexta-feira, às 18h. Com isso, houve alteração de vazão para o município de Santo André de 7%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;