Setecidades Titulo
Chuva forte deixa motorista ilhado no Grande ABC
Por Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC e Tatiane Moreno
Especial para o Diário
07/12/2004 | 10:21
Compartilhar notícia


Duas horas de chuva foram suficientes para deixar trechos do Grande ABC debaixo d'água e pôr algumas regiões em estado de atenção, na tarde de segunda-feira. Foi a primeira chuva forte no calor e a região já alagou. O pico pluviométrico registrado pela Defesa Civil foi em Diadema (50 mm³). A água desceu os ribeirões dos Meninos e dos Couros e os córregos transbodaram nos trechos de São Caetano e São Bernardo. As duas cidades foram as que mais tiveram pontos de alagamento. A cheia do ribeirão dos Couros, no Km 13 da rodovia Anchieta, em São Bernardo, parou as pistas Norte e Sul. Um homem ficou ilhado e teve de ser resgatado pelo helicóptero Águia da Polícia Militar. Outros três carros foram cobertos pela água.

"Quando entrei na Anchieta não havia tanta água. De repente, a água começou a subir e me vi ilhado", contou o vendedor Odair Nogueira Gomes, após o resgate. A água quase cobriu a Fiorino na qual estava e Gomes subiu no capô do carro para pedir socorro. O trânsito parou completamente na rodovia e até as 21h as pistas centrais ainda não tinham sido liberadas. Na avenida Lauro Gomes, em São Bernardo, os carros estacionados também ficaram submersos.

As avenidas Almirante Delamare e Guido Aliberti, na entrada de São Caetano e que fazem divisa com São Paulo, encheram. Os carros que vinham da capital não conseguiam entrar em São Caetano e vice-versa. O alagamento é recorrente no local, exatamente onde está sendo construído o único piscinão da cidade. A obra está prevista para ser concluída neste mês, mas a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos não informou ontem se o calendário está mantido.

A cheia atingiu também o Jardim São Caetano, na mesma cidade. Residências foram inundadas com o transbordamento do Ribeirão dos Meninos. No início da noite, a situação no portal de entrada do município ainda era crítica. A água escoava lentamente e os primeiros carros começavam a passar. Uma equipe de cem pessoas foi escalada pela Defesa Civil da Prefeitura para a operação limpeza da área próxima à avenida Goiás.

A cheia do ribeirão dos Meninos prejudicou motoristas da Vila Palmares, bairro de Santo André, que não conseguiam passar para o Jardim São Caetano por causa do alagamento na avenida Lauro Gomes. Em Diadema, onde mais choveu, houve inundação no bairro Campanário e na Vila Lídia.

Para evitar enchentes como a de segunda-feira e conter as águas do ribeirão dos Meninos ainda em São Bernardo, o governo do Estado promete para este ano a conclusão do piscinão no bairro Paulicéia. A conclusão do reservatório até o fim do mês também não foi confirmada pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos.

Questionadas sobre projetos preventivos para o trecho da Anchieta, a Prefeitura de São Bernardo e a Ecovias (concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes) alegaram não ter responsabilidades sobre as ocorrências. Como os ribeirões são de responsabilidade do Estado, ambas se eximem de responsabilidade.

A chuva foi responsável por outras ocorrências menores. Em São Bernardo, o muro de um condomínio, com 20 m de extensão, na rua Olavo Bilac, caiu. Outro desmoronamento foi registrado na rua Francisco de Sales, em Diadema. No Jardim Irene, em Santo André, um talude na rua das Flores foi ao chão. Na avenida do Estádio e na rua 4, no Jardim Cristiane, a Defesa Civil decretou alerta de risco de queda de muro. Ninguém ficou ferido.

Para esta terça-feira, os meteorologistas não descartam a possibilidade de chuva. "Deve voltar a chover forte", prevê o meteorologista da Climatempo, Luiz Alves dos Santos Neto. Segundo ele, nesta terça pela manhã, os termômetros devem chegar aos 29°C. Por conta do calor intenso e do ar quente, abafado e úmido, à tarde volta a chover forte. "Temporais como o de segunda-feira não estão descartados."

Colaborou Luciana Sereno




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;