Política Titulo Consórcio
Casa do Grande ABC debate Samu regional
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
30/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Paulinho Menezes/Consórcio Intermunicipal


O primeiro dia de trabalho da Casa do Grande ABC em Brasília foi focado no planejamento de atuação da estrutura nos próximos meses junto aos órgãos do governo federal. Também houve debate sobre temas já em andamento na sede da entidade, em Santo André, como a regionalização do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Segundo Fabio Palacio (PR), secretário executivo do Consórcio Intermunicipal, o GT (Grupo de Trabalho) Saúde do colegiado tem discutido a possibilidade de unificar o serviço de atendimento no Grande ABC, visando acréscimo de repasse federal e ampliação da atuação nas sete cidades.

“Já apresentamos uma cartela de programas que temos em mente ao Leonardo (Queiroz Leite, escolhido para ser diretor da Casa do Grande ABC em Brasília), como a regionalização do Samu. Ele terá a missão, por exemplo, de buscar junto ao Ministério da Saúde a melhor maneira de fazer essa proposta avançar sem que o Consórcio erre tanto buscando inventar a roda”, pontuou Palacio.

A reunião de ontem, em Brasília, também contou com a participação de Maurício Malcher, que será assessor de Leonardo Queiroz Leite. Assim como o diretor da estrutura, Malcher tem passagem pela Câmara dos Deputados – ele é advogado.

Havia encontro marcado no Ministério da Educação para discutir obras paradas vinculadas à Pasta para a região, mas Felipe Sartori Sigollo (PSDB), secretário executivo adjunto do ministério, desmarcou por compromissos repassados pelo ministro Mendonça Filho (DEM).

“Fizemos um briefing do que vamos buscar, os ministérios que iremos bater à porta, os projetos, a apresentação do Grande ABC aos dois (Leonardo e Malcher), que são de Brasília. Semana que vem um deles virá à região para conhecer a estrutura do Consórcio e a região. Na assembleia mensal, vamos apresentá-los aos prefeitos e coordenadores dos GTs”, emendou Palacio.

A Casa do Grande ABC em Brasília foi inaugurada oficialmente na noite de quarta-feira, em cerimônia no Windsor Hotel. Durante a solenidade, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), declarou que o governo federal estava de portas abertas para auxiliar os municípios da região. “Estou muito feliz com essa entrada física do Consórcio aqui em Brasília”, disse o tucano, que é senador licenciado, durante o evento da noite de quarta-feira.

Os prefeitos do Grande ABC também vão propor à União a indicação de um integrante permanente no colegiado, assim como acontece com o governo do Estado, que apresentou o nome de Edmur Mesquita, subsecretário de Assuntos Metropolitanos, para trabalhar ao lado dos chefes de Executivo da região.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;