Política Titulo
Prefeito Leonel Damo troca outro secretário
Por Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
09/11/2006 | 00:07
Compartilhar notícia


Mais um secretário será substituído nos próximos dias na Prefeitura de Mauá. Fernando Brigante Filho, titular da Pasta de Assuntos Jurídicos, cede o lugar ao vereador Silvar Silva Silveira (PMDB), que compõe o novo bloco de sustentação do prefeito Leonel Damo (PV) no Legislativo.

Após a chegada de Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PSB), à administração como o novo secretário de Governo, no último dia 23 de outubro, essa será a terceira grande troca no primeiro escalão de Mauá.

O primeiro a perder a cadeira foi o noivo da deputada estadual eleita Vanessa Damo (PV), José Carlos Orosco, que deixou o comando da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá). Ele foi substituído pelo também vereador Alberto Betão Pereira Justino (PSB), ligado ao grupo político de Chiquinho.

Na semana passada, foi a vez de Renato Galvano deixar a Secretaria de Finanças. Para ocupar o posto, Damo convidou Lázaro Leão, que recentemente ocupou o mesmo cargo na Prefeitura de Ribeirão Pires. Apesar de ser considerado um quadro técnico, Leão tem bom trânsito no PV, já que foi um dos coordenadores da campanha do empresário Ajan Marques (PV-Santo André), que concorreu a deputado federal.

O motivo alegado para a saída de Galvano foi de que iria se dedicar aos estudos para tentar a carreira de juiz.

A expectativa é que Silvar, que também pertence ao grupo de Chiquinho, já assuma o comando da Pasta no início da semana que vem. Ele não deverá participar da próxima sessão da Câmara, na terça-feira. Em seu lugar assumirá Paulo Bio (PMDB), que voltará para o Legislativo, já que exerceu o mandato na legislatura anterior.

Advogado, Silvar ocupa a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga supostas irregularidades em contratos assinados por Damo na área da Saúde. Depois de sete meses, ainda não há conclusão dos trabalhos da CPI. O peemedebista também preside a Comissão de Finanças da Câmara.

Brigante tem um vasto currículo ligado à área jurídica. Também advogado, ele foi juiz de Mauá entre 1990 e 1998. Assim como Lázaro Leão, ele e é considerado um nome técnico.

Procurado, Chiquinho do Zaíra não quis comentar sobre a nova mudança no secretariado de Mauá.

Durante a posse de Leão, na última quarta-feira, o prefeito Leonel Damo confirmou ao Diário de que novas trocas estavam programadas para ocorrer no primeiro escalão, mas quis adiantar os nomes.

No meio político comenta-se que outros nomes deverão deixar a Prefeitura de Mauá nos próximos dias. Sérgio Walendy, do Planejamento e Meio Ambiente e Artur Alves Tizo, da Saúde, estão entre os que podem perder seus cargos na reforma administrativa implementada por Leonel Damo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;