Internacional Titulo
Movimentos sociais criticam Alca
Da AFP
27/07/2004 | 08:07
Compartilhar notícia


Vários líderes sociais, entre eles o brasileiro Frei Betto, rejeitaram nesta segunda-feira no I Fórum Social das Américas, que acontece em Quito (Equador), a Alca (Área de Livre Comércio das Américas), a dívida externa e o neoliberalismo, enquanto analisam mecanismos alternativos para enfrentar a crise que afeta o continente.

Representantes de quase 40 países participam de conferências, painéis, mesas de diálogo, depoimentos, oficinas e seminários realizados de forma paralela.

No evento, Frei Betto se queixou do alto nível de pobreza que atinge o continente e o restante do mundo diante do categórico fracasso do capitalismo. "O balanço que o capitalismo deixa é muito negativo", lamentou.

O encontro, prévio ao Fórum Social Mundial, que acontecerá em janeiro de 2005 em Porto Alegre, conta com a presença de importantes dirigentes sociais do continente, entre eles o argentino Adolfo Pérez Esquivel (Prêmio Nobel da Paz), o chileno Manfred Max Neef, o venezuelano Edgardo Lander, o peruano Anibal Quijano, o boliviano Evo Morales e o mexicano Héctor Díaz Polanco.

Os temas da agenda vão desde as alternativas à globalização neoliberal até desmilitarização e propostas de paz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;