Nacional Titulo
Cuidados no inverno
Por
20/07/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Tosse, garganta doendo, nariz escorrendo, dor de cabeça e sensação de cansaço são os sintomas mais freqüentes da gripe, uma doença infecciosa causada por um vírus que sofre mutações com muita freqüência, e que entra no corpo, "atacando" o nariz e a garganta. Apesar de os sintomas serem semelhantes aos do resfriado, os da gripe são mais intensos, e duradouros.

O corpo combate a doença sozinho, liberando substâncias nos tecidos do nariz e da garganta que produzem irritação e dor. Mas em alguns casos, pode evoluir para uma bronquite ou pneumonia. Por isso, é importante tratar rapidamente.

O único modo de evitá-la, é tomando vacina. A imunização efetiva ocorre cerca de duas semanas após a vacinação, que deve ser efetuada preferivelmente na época das campanhas, pois estas geralmente antecedem os períodos de maior incidência de contaminação. Crianças a partir dos seis meses de idade já podem ser vacinadas.

Banhos prolongados com água morna podem ajudar a reduzir a febre e o desconforto que causa. E durante o quadro febril, a criança transpira mais. Essa perda de fluidos do organismo pode causar desidratação, por isso dê muito líquido à criança e, se necessário, ofereça um antitérmico. Mas se a febre não cessar depois de dois ou três dias e houver relato de dor e cansaço, é preciso consultar o pediatra.

Equipe Bem Star




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;