Internacional Titulo
Israel e Rússia discutem programa nuclear do Irã
Da AFP
03/11/2003 | 12:54
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, deverá reunir-se, nesta segunda-feira, com o presidente russo Vladimir Putin no Kremlin. O encontro irá discutir o suposto programa militar do Irã, que é considerado "Estado Terrorista".

"O Irã deve ser tratado como um Estado terrorista, já que esse país com seu programa nuclear e seus mísseis constitui uma ameaça não somente para Israel, mas também para Rússia e Europa", declarou um membro da delegação israelense. Putin tinha assegurado a Sharon, durante a última visita deste à Rússia, em setembro de 2002, que seu país tomaria as medidas necessárias para impedir a exportação de tecnologias nucleares para Teerã.

A Rússia constrói no Irã a central nuclear de Buchehr, uma cooperação denunciada por Washington, que teme que o objetivo de Teerã seja fabricar a bomba atômica. O Irã se comprometeu recentemente a suspender suas atividades de enriquecimento de urânio e a uma "total transparência e cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea)".

"A Europa deu um passo no bom caminho ao pressionar, sob ameaça de sanções, Teerã para que aceite controles mais rigorosos de suas instalações nucleares, mas a pressão deve ser constante, já que o Irã quer ganhar tempo e enganar o mundo sobre suas intenções", prosseguiu o funcionário.

A fonte também reafirmou que Israel deseja que a Rússia faça todo o possível "para impedir a transferência de tecnologias sobre o enriquecimento de urânio e sobre a utilização de matérias físseis indispensáveis para aprontar um programa nuclear, que constituiria uma ameaça estratégica para Israel". O chefe de informação militar israelense, general Aharon Zeevi, disse no dia 21 de outubro que o programa nuclear militar iraniano poderia estar pronto em dez meses. "Mas além desse período, os meios diplomáticos internacionais não poderiam deter esse programa", previu.

Recentemente, a imprensa israelense comentou a capacidade de ataque do país contra o potencial nuclear iraniano. Vários jornais reproduziram um artigo da revista alemã Der Spiegel, pelo qual uma unidade especial do Mossad (serviço de inteligência israelense) teria recebido há dois meses a missão de trabalhar em planos de ataque contra "meia dúzia de alvos" no Irã, entre eles três instalações nucleares totalmente desconhecidas da comunidade internacional.

A recente entrega às forças armadas iranianas de novos mísseis de médio alcance do tipo Chahab-3, que podem ser dotados de ogivas nucleares e com capacidade de alcançar o território israelense, espalhou preocupação em Israel. Sharon se reunirá esta terça-feira com o primeiro-ministro russo Mikhail Kassianov, com o chefe da diplomacia, Igor Ivanov, e com o ministro da Defesa, Serguei Ivanov.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;