Economia Titulo
Ecossistema norteia as Autopeças
Por Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
12/04/2007 | 07:07
Compartilhar notícia


O aquecimento global é uma preocupação da indústria de autopeças brasileira, que está investindo pesado em produtos ecologicamente corretos.

A maioria dos 1,3 mil expositores presentes a 8ª edição da Automec 2007, Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços que acontece até o dia 14 de abril no Anhembi, em São Paulo, apresenta pelo menos um produto que interfira menos no ecossistema.

Assim é com a Delphi, uma das líderes mundiais em tecnologia de eletrônica móvel, componentes e sistemas de transportes, com matriz administrativa em São Caetano, que está oferecendo ao mercado de duas rodas a nova tecnologia multicombustível. Com a novidade, os motociclistas também terão a liberdade de escolha para abastecer seus veículos com qualquer proporção de álcool e gasolina.

“O mundo pede por combustíveis renováveis e por soluções que não afetem ainda mais a Terra”, diz o diretor de engenharia da Delphi América do Sul, Roberto Stein.

Neste ano, a Delphi investirá US$ 30 milhões na ampliação de sua produção de sistemas de distribuição de energia e chicotes elétricos, na fabrica de Espírito Santo do Pinhal, no interior paulista e outras unidades distribuídas pela América do Sul.

Dispostas a amenizar a quantidade de emissões de poluentes lançados todos os dias na atmosfera, a Bosch desenvolveu uma tecnologia Flex Start e HEM (High Efficiency Module) capazes de tornar os veículos mais econômicos e menos poluentes.

“Anualmente a empresa investe 7% do faturamento global em pesquisa e desenvolvimento. No ano passado esse percentual representou um investimento de 3,3 bilhões de euros e o registro de três mil novas patentes”, diz o supervisor de vendas da unidade de négocios de sistema de energia e eletrônica embarcada da Bosch, Luis Pessoa.

O Flex Start, previsto para chegar ao mercado brasileiro em 2008, é um conceito de partida a frio que elimina o reservatório de gasolina dos veículos multicombustíveis e proporciona uma redução de até 40% na emissão de poluentes.

Já o HEM é um sistema de arrefecimento que proporciona um consumo de 10% a 30% menor de energia elétrica, gerando uma economia de combustível nos veículos que o utilizam. “Este equipamento já está presente nos carros Fiat Palio 1.8, Idea e Corsa Geração III”, garante Luis.

Acompanhando também as tendências globais, a Mann+Hummel, especialista no segmento de filtros, apresenta o filtro ecológico Mann-Filter, ou seja, um filtro de óleo produzido com plástico que contribui para a redução de resíduos metálicos e de óleo descartados no meio ambiente.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;