Internacional Titulo
Saramago pede fim da 'humilhação' dos palestinos
Da AFP
09/07/2004 | 15:10
Compartilhar notícia


O escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura, e outras 14 personalidades do mundo cultural assinaram uma carta na qual pedem a Israel que encerre a "humilhação" dos palestinos.

O texto, que tem o título "A favor de Palestina", condena as "políticas criminosas" conduzidas pelo premiê israelense Ariel Sharon na Faixa de Gaza, onde foram registrados violentos confrontos entre as tropas israelenses e os militantes palestinos nas últimas semanas.

A carta, cujos trechos foram publicados pela agência de notícias Lusa, pede aos artistas e intelectuais que concedam suas obras para um leilão que acontecerá no dia 20 de julho na cidade do Porto em favor do povo palestino.

"Quando um povo toca o fundo da humilhação e do sofrimento, quando é massacrado dia após dia e vê que a esperança se perde em benefício de um futuro incerto, nós devemos prestar nossa solidariedade", afirma o texto.

Em maio, Saramago comparou Ramallah, na Cisjordânia ao campo de concentração nazista de Auschwitz, e demonstrou surpresa com o fato de ninguém se preocupar com o fato de Israel ter a bomba atômica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;