Turismo Titulo
Ilhas e praias de barco
Por Daniel Trielli
Enviado a Búzios
12/04/2007 | 07:07
Compartilhar notícia


Existem 23 praias no litoral de Búzios. Nesse roteiro estão desde a famosa e badalada Geribá, com dois quilômetros repletos de bares e grandes casas, até a pequena e isolada Olho de Boi, que, por ter difícil acesso, é procurada pelos naturistas.

No entanto, se o turista não tem tempo de folga suficiente para visitar todas e deseja conhecer o litoral de Búzios, pode fazer isso com passeios de barco. Quando o visitante sai da Rua das Pedras em direção à Orla Bardot, já se depara com diversas agências que oferecem um tour pelo mar. A maioria dos barcos sai da Praia da Armação, ao final da orla, onde se reúnem também os ocupantes originais da cidade – os pescadores.

Da Praia da Armação, é possível embarcar, por R$ 60, no Buziosnauta. O barco comporta cerca de 50 pessoas e faz um dos passeios mais completos da região: dura duas horas e meia, com direito a mergulho em algumas paradas e música de festa por todo o percurso.

Se o turista tiver sede, água, refrigerante e cerveja são gratuitos; se tiver fome, sanduíches naturais são vendidos a R$ 4. Isso sem contar os vendedores navegantes: de vez em quando, com a permissão do capitão, o Buziosnauta é abordado por outros barcos menores, que trazem sorvetes e até camarões em espeto.

O itinerário inclui diversas praias e duas ilhas: a Feia e a Branca. Vale a pena pular da embarcação quando der, para se refrescar e olhar os peixes e corais espalhados pelo mar raso e transparente.

Ouriços e anêmonas podem ser vistos em cada parada. Os tripulantes do Buziosnauta recolhem alguns espécimes de animais marinhos para os turistas verem mais de perto. Eles são devolvidos ao oceano sãos e salvos. Pode acontecer de um dos funcionários do barco pegar com as mãos um polvo debaixo de uma pedra no mar e guardar para o almoço.

Mais bonitos e raros são os encontros com golfinhos. Quando o capitão vê de longe esses animais, o volume da música é abaixado, os turistas são avisados e o barco segue, calmamente, em direção ao bando. Após um pouco de espera, barbatanas e rabos começam a surgir n a superfície, e com um pouco de sorte – e de timing – é possível conseguir uma boa foto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;