Política Titulo
Governo e Congresso iniciam 'batalha' pelo mínimo
Por Do Diário do Grande ABC
08/04/2000 | 14:29
Compartilhar notícia


O saldo positivo que o governo acumulou na briga em torno do valor do salário mínimo, semana passada, nao o livrará de um grande embate no plenário do Congresso, a partir desta segunda-feira. Mais do que simplesmente evitar a votaçao da medida provisória que fixa o mínimo em R$ 151 na próxima quarta-feira, o desafio dos líderes governistas será o de garantir o adiamento da MP e, ao mesmo tempo, emplacar a votaçao da proposta orçamentária deste ano. Nao será tarefa fácil.

"A briga será grande porque a prioridade do governo é o Orçamento e a nossa é o salário mínimo", disse o deputado Paulo Paim (PT-RS). A mesma promessa faz o deputado Luiz Antônio de Medeiros (PFL-SP). Os dois integram a comissao mista encarregada de examinar a MP do mínimo.

A ameaça levou o líder do governo no Congresso, deputado Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), a advertir que, boicotar o Orçamento é "atirar contra o próprio pé". O argumento de Arthur Virgílio e do governo tem como raciocínio o fato de que, sem Orçamento votado, nao há como pagar o salário mínimo seja lá qual for o valor.

Mas os partidos de oposiçao mantêm disposiçao de obstruir a votaçao do Orçamento até que a MP do mínimo seja examinada. A tese conta com a simpatia do presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhaes (PFL-BA), que tem o poder de decidir a pauta do Congresso. E ACM espera ser seguido nao só por pefelistas, como também por dissidentes do PMDB.

A afliçao do governo tem motivaçoes concretas. "A máquina pública está falindo", desespera-se Arthur Virgílio. Faltam materiais de consumo nos ministérios, de papel ofício a cafezinho. No Legislativo, a pressao sobre os parlamentares é grande. Muitos funcionários receberam apenas metade do valor registrado normalmente em seus contra-cheques.

Por falta absoluta de verbas, foram cortados todos os valores referentes a direitos trabalhistas, como auxílio-creche, tíquete refeiçao e vale transporte.

Arthur Virgílio aposta que a articulaçao do Palácio do Planalto para aprovar o Orçamento de 2000 será vitoriosa, pelo simples fato de que se trata da mais importante de todas as leis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;