Política Titulo SANTO ANDRÉ
Grana afunila disputa pela vice entre Oswana e Marta Sobral

No PDT, ex-secretária de Esportes surge como alternativa no cenário

Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
30/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O posto de vice do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), será sacramentado hoje, em reunião pela manhã com partidos aliados, após afunilamento do processo de escolha do nome de duas mulheres com grandes chances no páreo para integrar a chapa governista: a ex-jogadora de basquete Marta Sobral (PDT), que ocupou o cargo de secretária de Esportes na gestão – pediu exoneração da função, em março, para estar apta à disputa do pleito –, e Oswana Fameli (PMB), dentro da estratégia de manutenção da atual detentora da vaga, sendo o plano B.

Depois de reviravoltas internas em relação ao parceiro de dobrada do projeto de reeleição de Grana, o PT estipulou o encontro político com as 11 legendas que fazem parte da coligação como definitivo para a seleção. Os nomes indicados passarão na ocasião pelo crivo dos adeptos da campanha. Com a batida de martelo no ato, o quadro que obtiver consenso contará também, logo na sequência, com o aval do diretório petista. Diante de problemas burocráticos referentes a figuras até então cogitadas, Oswana voltou a ser cotada, mas Marta entrou com força nos últimos dias.

Grana confirmou viabilidade de a concorrência “ficar entre Marta e Oswana”. Segundo ele, as duas indicações do arco de alianças “tendem a prevalecer” no meio dos quadros que foram sondados até o momento – o dirigente do PMB, José Evangelista, o ex-vereador Tio Donizete Ferreira (PTdoB) e empresários da cidade apareceram na lista. “Considero que será uma mulher (a vice). Afunilou, de fato. Esse é meu feeling (sentimento). A probabilidade é ficar entre essas duas indicações (de aliados), condicionada ao apoio das 11 siglas.”

Marta surge como alternativa, de última hora, no cenário. A pedetista não era mencionada nos bastidores para fazer a composição. A ex-titular de Esportes se desincompatibilizou do cargo, a princípio, para ser candidata à vereança. Caso o nome da ex-jogadora seja escolhido como número dois, a união partidária repetirá elo do pleito de 2008, quando o PT, então com candidatura encabeçada por Vanderlei Siraque, teve o sindicalista Cícero Martinha (PDT) na vice.

Grana destacou que o perfil de Marta é “simbólico”. “É opção bem interessante. Mulher, fiel e vencedora. Tem a questão da diversidade, ajuda combater preconceito”, disse o prefeito, citando que são todas características levadas em consideração. “Isso coloca as duas no mesmo patamar”, sustentou. O petista ponderou, no entanto, que nomes ainda podem ser colocados no processo. “Sem descartar alternativas, que ainda podem ser avaliadas.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;