Setecidades Titulo
Não pise. Este jardim é do povo
Por Ademir Medici
30/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A Praça Cardeal Arco Verde, de São Caetano, em 1974, possuía muito verde. Os automóveis circulavam livremente em direção à Matriz Sagrada Família. Os mosaicos portugueses faziam desenhos geométricos em torno dos canteiros verdes. Observem, ao fundo, à direita, uma casa com terraço e muro baixo.

Esta é uma das imagens focalizada por Ricardo Hernandes, repórter-fotográfico do Diário, para o aniversário de São Caetano de 42 anos atrás.

Na placa, a orientação da empresa Engenharia Villas-Boas: “para nós, uma construção, para você um jardim. Não pise”. E estamos entendidos.

Família constitucionalista

“Fui descobrir muito tarde sobre a participação de minha família na Revolução Constitucionalista de 1932. Este assunto não era do meu conhecimento até eu trabalhar no Parque do Ibirapuera e monitorar visitas no Mausoléu do Soldado Constitucionalista em Homenagem aos Heróis de 32 (Obelisco do Ibirapuera) no ano de 2001, onde em justa homenagem desde 2002 o soldado Paulo Lobato Giudice se uniu à última trincheira”.

Cf. Camila Giudice, uma das organizadoras do livro "Para sempre 32" (Editora Matarazzo, 2016).

NOTA – Camila é neta de Paulo Lobato. Também é autora da tela que ilustra a capa de “Para sempre 32”: aquele jovem soldado de braços cruzados da capa é exatamente o seu avô quando da Revolução Paulista.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 30 de julho de 1986 - ano 29, edição nº 6198

MANCHETE – Brasil e Argentina criam mercado comum de US$ 300 milhões.

MOVIMENTO SINDICAL – O Seguro desemprego contemplará 70 mil trabalhadores. É o primeiro mês da nova conquista trabalhista.

CULTURA – Os 80 anos de Mário Quintana, poema de imortal beleza.

PRIMEIRA DIVISÃO – Hoje à noite, no Estádio Bruno Daniel: Santo André e São Paulo.

ACIDENTE – Um morto em choque de carros e ônibus na Avenida Presidente Costa e Silva, defronte à Petroquímica União.

Em 30 de julho de...

1876 – Falece o encarregado do serviço de máquinas no Alto da Serra (Paranapiacaba), sr. Howard, provavelmente vítima de febre amarela, que grassava em Santos.

1886 – Na eleição municipal de São Paulo, o mais votado na Freguesia de São Bernardo é o Dr. Bento de Freitas, que recebe seis votos.

1886 – Pedro Braido nasce em Cordigliano, província de Treviso, Itália. Sua mãe, Ágata Coan, falece durante a dieta e no ano seguinte o pai, Giovanni, vem para o Brasil com o filho e fixa-se no Núcleo Colonial de São Caetano. Aqui, Pedro foi oleiro, comerciante e autonomista. Fonte: Geraldo Braido, in “Raízes” (revista), ano III, nº 5, julho de 1991.

1916 – Jornada tripla no futebol andreense: o Primeiro de Maio recebe o Norte FC. Enfrentam-se três times, do 1º, 2º e 3º quadros.

n A guerra. Do noticiário do Estadão: combate entre um navio mercante italiano e um submarino austríaco.

2001 – Entra em vigor o Código de Defesa do Consumidor Bancário.

Hoje

Dia Nacional do Cartaz

Santos do Dia

Pedro Crisólogo viveu no fim do século IV e início do século V. “Crisólogo” significa “Palavra de Ouro”. Foi orador sacro, bispo e doutor da Igreja. Dele se conservam 200 sermões. Dizia: “Deus prefere ser amado a ser temido”. Morreu em Ímola, em 451.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Everaldo Hanse

Julita

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 30 de julho: Baianópolis (BA), Cardeal da Silva (BA), Ceará-Mirim (RN), Curvelo (MG), Ichu (BA), Itanagra (BA), Manoel Vitorino (BA), Matrinchã (GO), Muniz Ferreira (BA), Planaltino (BA), Rodelas (BA), Sant'Ana do Livramento (RS), Sebastião Laranjeiras (BA) e Várzea do Poço (BA). Fonte: IBGE

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Rádio ABC AM (1570) – Causas nobres. Em pauta o Centro de Convivência Rafá, do bairro Areião, em São Bernardo. No estúdio, três representantes da entidade: Rosangela Santos Silva, Josafá Felix da Silva e Juliana Brás de Souza. Produção e apresentação: Luiz Carlos Gimenes. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Segundo de dois programas para tratar dos Jogos Olímpicos. Entrevistas, reprises de jogos, os grandes campeões nacionais. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h da manhã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;