Cena Política Titulo
Dados básicos e incompletos
Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
19/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Os portais de transparência e a Lei de Acesso à Informação facilitaram a busca de dados do poder público. As ferramentas digitais são recentes e as pessoas e as administrações ainda estão se adaptando. Mas muitos sites deixam a desejar e não dispõem do básico ao cidadão. Um exemplo é o da Prefeitura de Mauá. O recém-nomeado secretário de Trabalho e Renda, Antônio Osvaldo Corazza, teve de mandar um minicurrículo para constar na página virtual do governo municipal. Mas parece que as informações estão incompletas ou o texto mal formatado. “Antônio Osvaldo Corazza é casado, tem dois filhos, é empresário e morador de Mauá há mais de 40 anos. Foi bancário, comerciário e micro empreendedor. Iniciou trajetória política atuando em movimentos sociais. Exerceu cargos de assessor parlamentar e chefe de gabinete na Câmara Municipal de Mauá. Atualmente, é”. Ele foi indicado pelo PDT, que apoia a reeleição do prefeito Donisete Braga (PT). Espera-se que suas atribuições na Pasta, que são muitas, não sejam feitas pela metade. Já o portal da Câmara de Mauá está de cara nova desde ontem. Visa “potencializar a participação popular, facilitando o acesso à informação e ampliando os mecanismos de transparência”, como define o presidente da Casa, Marcelo Oliveira (PT). A funcionalidade ainda passará pelo crivo da população.

Marina Silva
A ex-senadora e líder da Rede Sustentabilidade Marina Silva estará hoje na região. Objetivo é dar apoio às cinco pré-candidaturas do partido no Grande ABC (Santo André, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires). Dentre as agendas que serão cumpridas está passagem pela Câmara de Diadema, às 15h, e Mauá no início da noite. Apesar de a eleição que se aproxima ser municipal, o cenário político nacional deve ser a tônica dos encontros.

CPI do Imasf
A Justiça determinou à Câmara de São Bernardo a abrir a CPI do Imasf. Demorou, mas o presidente do Legislativo, José Luís Ferrarezi (PT), foi notificado. O corpo jurídico da Casa já analisou o caso, tem a decisão, mas a orientação é falar sobre o assunto apenas após o recesso parlamentar. Os vereadores voltam às sessões dia 3 de agosto. A sinalização é a de que a investigação será iniciada mês que vem, um ano depois de o vereador Pery Cartola (PSDB) conseguir as dez assinaturas para o pedido de apuração.

Processo
O PSDB de Rio Grande da Serra entrou com representação na Justiça Eleitoral contra o vereador Edvaldo Guerra, pré-candidato ao Paço pelo PMDB. O tucanato entende que a irmã do parlamentar, Emanuelle Guerra, infringiu a lei ao colocar uma foto de sua família nas redes sociais com os dizeres “eu voto Guerra sim”. A ação pede multa para ele, na condição de postulante a prefeito, e para ela, como eleitora.

Estamos de olho
Cadê o ‘mapa das enchentes’, prefeitos? Custou R$ 1,5 milhão, pagos pelo Consórcio Intermunicipal, e o estudo até agora, depois de um ano de trabalho, não está completo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;