Internacional Titulo
Cinco morrem durante passagem de tufão pelas Filipinas
Da AFP
22/07/2003 | 08:41
Compartilhar notícia


Pelo menos cinco pessoas morreram nesta terça-feira durante a passagem do tufão Imbudo, que atingiu o Norte das Filipinas com ventos de até 200 km/h, segundo chefes das equipes de salvamento e de televisão.

O tufão, o mais violento registrado no arquipélago nos últimos cinco anos, provocou a queda de vários postes e arrancou dezenas de árvores ao atingir esta manhã a localidade de Palanan, isolando totalmente o setor.

O vento derrubou uma árvore que esmagou cinco pessoas em San Agustin, no centro da ilha de Romblon, segundo a rádio DZBB. O Departamento de Defesa Civil afirmou que não tinha sido informado sobre vítimas.

O governo fechou várias escolas na capital, Manila, onde os violentos ventos provocaram vários cortes na rede de energia. Cerca de duas mil pessoas ficaram presas nos portos do Sudeste da grande ilha de Luzon e das ilhas vizinhas porque o mau tempo impediu os barcos de sairem para o mar.

Imbudo alcançou a cidade de Palanan, no costa leste de Luzon, às 10h locais e deve cruzar toda a ilha antes de se afastar para o mar na altura de Laog na quarta-feira de manhã.

O tufão é um dos mais fortes no país desde 1998, acompanhado de ventos de 190km/h, com rajadas de até 230 km/h, segundo o serviço meteorológico. As autoridades declararam alerta máximo na região e advertem a população sobre os riscos de inundações e deslizamentos de terra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;