Esportes Titulo
Jadel, o primeiro grande
salto de São Bernardo
Por Fernando Cappelli
do Diário do Grande ABC
01/07/2011 | 07:28
Compartilhar notícia


São Bernardo deu ontem o primeiro salto no projeto arrojado que visa transformar a cidade em referência nacional para o atletismo nos próximos anos. Jadel Gregório, 30 anos, campeão Pan-Americano e vice-campeão do mundo de 2007 no salto triplo, foi apresentado como novo atleta e garoto-propaganda da modalidade no município até o fim de 2012.

A aquisição surgiu da parceria da Prefeitura com a tradicional Associação São-Bernardense de Atletismo, mas foi realmente viabilizada pelo auxílio da comunidade islâmica de São Bernardo, uma das maiores do País, e que custeará parte do salário do triplista, muçulmano desde 2004, quando passou adotar nome de Jadel Abdul Ghani Gregório.

Mesmo com todo contexto favorável, o atleta ressaltou que a opção religiosa teve apenas caráter subjetivo para assinar o contrato. "O fato de ser muçulmano não pesou, apenas ajudou. Creio que São Bernardo dá passos importantes para fazer história. Há também o Centro de Excelência em Atletismo (em fase de obras no clube da Volks, que terá investimento de R$ 21 milhões e será entregue em dezembro). Isso potencializará todo desenvolvimento em tempo recorde", afirmou o saltador.

"Prometo ainda muitas marcas e muitas palmas para o Brasil", emendou Gregório, ao se referir ao gesto que sempre usa para inflamar a torcida antes dos saltos.

Sem títulos de expressão há pelo menos dois anos, o atleta ressaltou que desde 2010 reciclou a carreira e alcançou a estabilidade física e técnica necessárias para dar continuidade até aos 38 anos, quando pretende parar. Os Jogos Pan-Americanos de Guadalarara (México) e Mundial de Daegu (Coréia do Sul), serão as próximas competições. "Hoje em dia existe muito estudo e muitas maneiras de nos mantermos competitivos. A chama ainda está acesa", disse.

Haverá também cuidado especial para evitar a falta de identidade do atleta com a cidade, frequentes em parcerias deste porte. "O Jadel só não deve morar em São Bernardo por causa da agenda intensa de competições, ele não consegue parar em lugar nenhum. Mas participará de todo processo de desenvolvimento a que nos propusemos, e vai ser o grande espelho para muitos atletas", comentou o Secretário de Esportes da cidade, José Luiz Ferrarezi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;