Turismo Titulo
Os encantos de São Chico
Illenia Negrin
Enviada ao Horizon
30/12/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


Depois de desatracar do porto de Santos e navegar durante toda a madrugada, o Horizon chega à Baía de Babitonga, no litoral norte de Santa Catarina. É ali que realiza sua primeira parada. A imagem que se tem é de uma cidade portuária que parou no tempo. Ainda bem. Em São Francisco do Sul, carinhosamente chamada pelos catarinenses de São Chico, edificações centenárias e devidamente preservadas dão as boas-vindas. E são apenas um aperitivo do que os turistas vão encontrar ao desembarcar no píer.

Descoberta pelos franceses em 1504, São Chico é a terceira localidade mais antiga do País. A cidade, de 40 mil afortunados habitantes, foi incluída este ano na rota de cruzeiros. Até março, estão previstas 31 escalas de navios da CVC e outras 12 de outras operadoras.

"Investimos cerca de R$ 1 milhão na reforma de dois terminais marítimos, além de capacitar nossa rede de serviços. Temos potencial turístico inexplorado. Agora, finalmente conseguimos colocar nossas belezas de frente para o mar", aponta a secretária municipal de Turismo e Lazer, Jamille de Freitas Machado.

A expectativa é de que os navios levem 60 mil turistas a mais à cidade, que já recebe anualmente 350 mil visitantes, a maioria vinda de Joinville, Blumenau, Jaraguá e municípios do Paraná, como Curitiba.

Impecável, o centro histórico de São Chico é um dos principais atrativos. Um passeio a pé pelas ruas estreitas revela cerca de 150 casarões coloniais. Ao todo, são 400 prédios tombados e protegidos pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com suas paredes centenárias, coloridas e janelas imensas.

O roteiro cultural passa pela Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça - construída em 1699 a base de óleo de baleia, conchas do mar e areia -, pelo Mercado Municipal e pelas antigas bicas d'água que abasteciam a antiga vila, conhecidas como Cariocas.

Destaque para o Museu Nacional do Mar, que abriga 60 embarcações em tamanho original, antigas e raras, como o Paraty I, utilizado por Amyr Klink na travessia do Oceano Atlântico. A aventura durou 100 dias e foi vencida num barco a remo. O acervo conta ainda com 200 peças e instrumentos de navegação que mostram a evolução das técnicas aplicadas ao longo dos séculos.

A 20 quilômetros do centro histórico, o visitante encontra 14 belas praias, frequentadas por veranistas do interior de Santa Catarina e por surfistas, além de ser um dos pontos mais badalados durante o Carnaval.

Para quem gosta de águas calmas, o ideal é a Enseada, que permite pescar e velejar, mas Praia Grande e Capri são as mais recomendadas. Mar aberto, de ondas grandes, é possível desfrutar na Saudade e na Prainha.

Para quem desembarca do Horizon, a dica é optar entre o city tour pelo centro histórico e pelas praias. Como o tempo é reduzido, tentar conhecer todos os destinos pode frustrar os que gostam de verdadeiramente apreciar as atrações e não apenas espiá-las de dentro das vans que realizam os passeios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;