Economia Titulo
Tetra Pak terá fábrica de testes em São Caetano
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
01/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A fabricante de embalagens Tetra Pak inaugurou ontem, em São Caetano, a primeira planta da América Latina para testes de alimentos em conservas em embalagens cartonadas. Com o investimento de R$ 1,4 milhão, a estrutura, que funcionará dentro do Instituto Mauá de Tecnologia, possibilitará a realização de experimentos em uma escala menor que a industrial e a um custo mais baixo.

Com a planta piloto, os clientes da Tetra Pak terão a possibilidade de fazer o desenvolvimento de produtos e alterar a formulação dos já existentes. Além disso, o tempo para a realização dos testes será agilizado em no mínimo seis meses, segundo o diretor executivo de vendas de contas food da empresa, Fernando Varella. “Dependíamos antes de enviar os produtos para testes na Suécia. Isso vai agilizar o fechamento de negócios”, avalia.

O executivo explicou que a escolha do Instituto Mauá se deveu à facilidade logística, pela proximidade com São Paulo, à excelente reputação da escola no mercado e ao fato de a instituição contar com os requisitos necessários, com boa estrutura para a instalação dos equipamentos.

A escola ofereceu espaço no laboratório para a planta. O sistema funciona como uma miniatura de uma linha comercial padrão, para atender a proposta de fazer testes com custo baixo. “A capacidade do equipamento é de até três lotes por dia, o que representa cerca de 360 embalagens produzidas”, afirma o executivo. As embalagens cartonadas de alimentos (semelhantes ao de longa vida, mas mais resistentes e com abertura simples com picote) da Tetra Pak já são comercializadas no mercado (com ervilha e feijão, por exemplo) e são aposta da companhia para os próximos anos. A fabricante já tem acordo para testes na planta de São Caetano com seis clientes, quatro do Brasil, um da Argentina e um da América Central.

Em troca de ceder o espaço, o Instituto Mauá de Tecnologia contará com palestras e demonstrações sobre a tecnologia feitas pela fabricante. Segundo o coordenador do mestrado em processos químicos e bioquímicos, Leo Kunigk, a parceria permitirá ainda desenvolver trabalho de pesquisa junto com a Tetra Pak. “Isto servirá também para manter o instituto como uma referência em engenharia de alimentos”, afirma Otávio de Mattos Silvares, reitor do centro universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;