Turismo Titulo Socorro
Paz da vida do campo

Estância de Socorro (SP) se propõe a aproximar os moradores
das metrópoles às tradições do Interior nos sítios e alambiques

Alexandre Melo
Enviado a Socorro
13/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Alguns dias para se entregar à natureza de corpo e alma, degustar iguarias da culinária caipira, respirar ar puro... Distante 132 quilômetros da Capital, a estância de Socorro se propõe a aproximar os moradores das metrópoles às tradições do Interior nos sítios, pesqueiros e alambiques.

O município, incrustado na Serra da Mantiqueira, seduz pela simplicidade das atividades em família. Para os pequenos acostumados a ficar horas na frente do computador ou para adultos que vivem na correria será, no mínimo, inusitado tirar leite de vaca, comer fruta direto do pé e interagir com animais.

No Campo dos Sonhos, o visitante pode se hospedar ou pagar taxa para usufruir das atrações durante um dia - se esta for a opção escolhida, a dica é chegar cedo. Para conhecer parte dos 250 mil metros quadrados, vale cavalgar ou andar na charrete pelos seis quilômetros de estradas que cortam a fazenda.

Aqueles que gostam de mais emoção - sim, é possível elevar o nível de adrenalina mesmo na roça - podem fazer passeio de trator guiado pelo Tio Bolinha, uma figura no percurso, de aproximadamente uma hora. Entre o sobe e desce das vias estreitas, algumas paradas estratégicas para alimentar os patos, marrecos, avestruzes, lhamas.

Capítulo à parte na visitação é a chegada ao curral dos porcos e javalis, onde o monitor dispara em tom sarcástico: "Estamos chegando a um lugar com aroma parecido com o que vocês respiram todos os dias na cidade grande". Mesmo com a poluição, o cheiro dos rios Pinheiros e Tietê parece ser mais suportável.

Outra opção para desvendar o Campo dos Sonhos é caminhar por mais de uma hora para conhecer a horta orgânica, o minhocário, o apiário e o alambique. A maior parte das frutas, legumes e verduras consumidos pelos hóspedes é produzida lá mesmo.

Na última parte deste passeio, o visitante aprende algumas das fontes de energia da fazenda, como a roda d' água, o monjolo e o moinho de vento. Na criação de animais, bezerros, cabritos, potros, galinhas e perus circulam livremente entre as pessoas. É possível, inclusive, acarinhar os bichos.

REFEIÇÕES - Depois de tantas atividades, nada melhor que almoço com cardápio típico da roça acompanhado por música ao vivo. Um dos integrantes da banda é Luis Franco, 92 anos, pai de José Fernandes, proprietário do complexo.

Não bastasse a refeição farta do meio-dia, ao fim da tarde é servido um café caipira com direito a canjica, bolinho de chuva e bolo de mandioca, entre outras guloseimas.

A caminho do Campo dos Sonhos, vale visitar também a propriedade do Laticínio Tradição do Campo, que produz queijo, iogurte, manteiga e licor, para conferir o processo de fabricação destes produtos.

Repórter e fotógrafo viajaram a convite do Contur (Conselho de Turismo) e da Socorro Expo Fair

Os sabores que vêm da roça

Pronto para apreciar um suntuoso café da manhã ou da tarde legitimamente caipira? É bom estar com apetite para não desperdiçar nenhum dos 20 itens, entre alimentos e bebidas preparados pelo casal Márcia Regina e Flávio Meneghelli.

O estabelecimento, aberto há três anos, começou de maneira inusitada, de uma brincadeira entre amigos, e conta com ambiente rústico: a cozinha tem forno a lenha, mesas e cadeiras de madeira e um emblemático relógio antigo com pêndulo no estilo tic-tac que nos remete à casa dos nossos avós.

Pães de ervas finas, com cereais, comuns ou recheados com mussarela e tomate seco são algumas das variedades que acompanham os bolos de fubá, maçã com canela e mandioca. Completam a mesa bebidas como iogurte, leite tirado diretamente da vaca, café e sucos naturais de frutas orgânicas.

Com o frio chegando, Meneghelli planeja, a partir deste mês, organizar jantares e atividades típicas como cavalgadas seguidas de pratos como porco no rolete. Para a trilha musical, moda de viola e música sertaneja ao vivo.

O casal, proprietário do Rancho Pompéia, atende prioritariamente grupos a partir de dez pessoas, sendo que é recomendado ligar com antecedência, pois os comes e bebes são produzidos pouco antes de serem servidos.

O rancho também é aberto para visitação durante o dia e oferece atividades para crianças e adultos, como cavalgada, cultivo na horta e pescaria. Uma loja instalada na entrada da propriedade também comercializa diversos doces e bebidas fabricados pelos funcionários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;