Economia Titulo Sem recursos
Pela 3ª vez, Banco Central não consegue emprestar reservas
Por
21/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Pela terceira vez seguida, o Banco Central não conseguiu desembolsar recursos das reservas internacionais para financiar a rolagem de dívida externa de empresas e bancos.

Ontem era uma das datas estabelecidas pelo BC para a liberação dos empréstimos, mas nenhuma operação foi concretizada. Na semana passada, o BC havia informado que havia demanda de US$ 2,5 bilhões para esse tipo de operação.

SOLUÇÃO - Essa nova modalidade de crédito externo foi anunciada em fevereiro pelo governo e era tida nos bastidores da equipe econômica como uma das soluções para reduzir o spread bancário - pois tiraria as grandes empresas da disputa pelo crédito no mercado interno.

Segundo fontes do mercado, a linha do BC tem dois problemas: burocracia, por conta da rígida exigência de garantias, e custo elevado, já que, sobre a taxa definida pela autoridade monetária, os bancos colocam um spread para as empresas.

Nos bastidores do BC, a explicação é que a melhora na taxa de rolagem dos empréstimos externos de médio e longo prazo tem sido o motivo do desinteresse do mercado.

BRASÍLIA - Um operador do mercado financeiro disse acreditar que o Banco do Brasil, por ter de cumprir ordens do governo, deve ser um dos poucos a realizar operações desse tipo.

Na quarta-feira, o presidente do BB, Francisco Lima Neto, disse que, até o fim da próxima semana, a instituição assinaria o primeiro contrato. Procurada hoje pela reportagem, a assessoria do BB deu a seguinte declaração: "O banco não pode falar enquanto a operação não estiver concretizada".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;