Setecidades Titulo Mobilidade
Linha 2-Verde chegará a Guarulhos

Expansão do Metrô facilitará deslocamento da população da
região ao aeroporto de Cumbica; novo trecho terá 12 estações

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
16/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Linha 2-Verde do Metrô, que atualmente liga os bairros Vila Madalena e Vila Prudente, em São Paulo, será expandida até a divisa da Capital com Guarulhos. O anúncio foi feito na manhã de ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A ampliação facilitará a ligação de passageiros do Grande ABC com o aeroporto de Cumbica.

O novo trecho, com 13,5 quilômetros de extensão, terá 12 estações. Para quem sai do Tamanduateí, onde é possível fazer baldeação com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o tempo aproximado de chegada à Estação Dutra, em Guarulhos, será de meia hora. A opção também reduzirá os custos para o usuário, pois a conexão não será cobrada.

Com a rede atual de transporte público, o morador de Santo André demora cerca de três horas para chegar ao terminal aéreo internacional. No mesmo tempo, é possível ir de São Paulo a Montevidéu, no Uruguai, de avião.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, estima que a primeira fase do empreendimento, até a Vila Formosa, na Zona Leste, fique pronta até 2017. A etapa seguinte será entregue em 2018. O investimento será de cerca de R$ 7,7 bilhões.

A expansão fez com que o Estado mudasse o nome do monotrilho que terá a Cidade Tiradentes como destino, na Zona Leste. O itinerário, que passa pela Avenida Luiz Inácio de Anhaia Melo e era apresentado como continuidade da Linha 2-Verde, agora será chamado de Linha 15-Prata.

"As pessoas teriam que descer do metrô para embarcar no monotrilho. Ficaria estranho descer da Linha 2 e embarcar na Linha 2", explica Fernandes. O secretário ressalta, no entanto, que o usuário que desembarcar na Vila Prudente também poderá utilizar a Linha 15-Prata sem custos adicionais.

A expectativa é que o novo segmento dobre o número de usuários da Linha 2-Verde. Atualmente, cerca de 600 mil pessoas utilizam o percurso. Além de facilitar a ligação do Grande ABC a Guarulhos, o novo trajeto deverá diminuir a superlotação na Linha 3-Vermelha, que também atende à Zona Leste.

INTEGRAÇÃO

O governador anunciou ontem que, a partir de segunda-feira, a integração entre Metrô e trem nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera será gratuita em alguns horários. Antes, a conexão era feita a R$ 3, o preço da passagem.

O benefício valerá de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h, e a partir das 21h. Aos sábados, a integração livre começa às 15h. Em domingos e feriados, a gratuidade vale o dia todo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;