Nacional Titulo
Rio: 3 escolas são favoritas ao título no grupo de acesso
Por Da Agência Brasil
02/03/2003 | 14:15
Compartilhar notícia


O desfile das escolas de samba do grupo de acesso terminou no sambódromo do Rio com três favoritas ao título de campeã deste ano: Unidos de Vila Isabel, Paraíso do Tuiuti e União da Ilha do Governador. As três apresentaram um carnaval alegre, com boa evolução dos componentes e enredos bem explicados em homenagem a importantes figuras da cultura nacional.

A Unidos de Vila Isabel desfilou com o enredo criado pelo compositor Martinho da Vila, que mostrou na avenida o pensamento político do arquiteto Oscar Niemeyer. Logo na comissão de frente os componentes traziam bandeiras do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Passaram ainda na escola o ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, o futuro embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago e Domingos Conceição, um dos sobreviventes do massacre de Eldorado dos Carajás.

A Paraíso do Tuiuti levou para a avenida uma homenagem ao artista plástico Cândido Portinari. Para mostrar o trabalho do artista , a escola marcou as fases do enredo por representações dos quadros de Portinari em cada alegoria da escola. Em todas havia encenações dos componentes. Além disso, a escola usou ainda um grupo de teatro para representar na pista o quadro Retirantes, tema também da alegoria seguinte.

A União da Ilha do Governador fechou o desfile do grupo de acesso apresentando o enredo "Chega em seu Cavalinho Azul uma Bruxinha Boa". A Ilha trouxe do céu Maria Clara Machado, uma das mais importantes escritoras de peças infantis brasileiras. Como há muito a Ilha não fazia, este ano apresentou um desfile leve e de muita alegria, conforme o enredo sugeria.

Os problemas do desfile ficaram por conta da Estácio de Sá, que teve dificuldades com a comissão de frente. Parte da fantasia dos componentes desmontou na avenida prejudicando inclusive a apresentação para os jurados. A Acadêmicos da Rocinha e Boi da Ilha do Governador não fizeram o recuo da bateria, a primeira por problemas no tempo de desfile e a segunda por falta de harmonia na escola.

O resultado do desfile do grupo de acesso será conhecido nesta quarta-feira, às 17h30, no Sambódromo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;