Palavra do Leitor Titulo
Segmentação: tendência

O sucesso das redes sociais não é mais novidade. Você conhece alguém que não participe de alguma rede social? Acho que não. Elas...

Dgabc
05/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Segmentação: tendência

O sucesso das redes sociais não é mais novidade. Você conhece alguém que não participe de alguma rede social? Acho que não. Elas se popularizaram nos anos 2000 e hoje não conseguimos imaginar nossas vidas sem esta forma de interação social. Como tudo se transforma, as redes sociais também já sofreram diversas mudanças e agora estão na fase da segmentação. Será que a moda vai pegar? Quando as redes sociais se popularizaram a ideia era reunir todos os amigos e conhecidos em um único lugar. Mas ao mesmo tempo em que aproximou quem estava longe, as redes sociais distanciaram quem está perto no mundo real. Nas redes segmentadas a história muda.

Todos os participantes estão interessados em um mesmo assunto. Além dos amigos do mundo ‘real', os usuários têm a possibilidade de conhecer novas pessoas com interesses semelhantes e trazer essa amizade para fora do mundo virtual. As redes sociais segmentadas aproximam quem está longe e ainda criam a possibilidade de conhecer outras pessoas.

Acredito que o futuro das redes sociais é a segmentação porque chegamos ao limite das redes de massa. Primeiro, a novidade atraiu milhões de usuários, agora as pessoas estão se saturando e buscando ‘nova' forma de se relacionar. O que não exclui as redes sociais, porque elas são inerentes à nossa sociedade.

O Brasil é o quarto país do mundo com mais usuários de internet em redes sociais. Cerca de 97% dos internautas brasileiros acessam sites como Facebook e Twitter, segundo estudo da comScore. O Facebook, com certeza, é a rede social mais popular. Neste ano, atingiu índice de 54,99% de participação no Brasil, frente aos 18,24% registrados em 2011, crescimento de 36,75 pontos percentuais.

Mas o crescimento da rede criada por Mark Zuckerberg não intimida as redes sociais segmentadas. Afinal, ser segmentada não significa ter poucos usuários e sim atrair público específico. As redes sociais segmentadas são para troca de informações e ideias entre pessoas interessadas em determinado tema. A rede social é, antes de qualquer coisa, local (mesmo que seja virtual) de troca, relacionamento horizontal, no qual todos são iguais e o conhecimento de um pode ser muito útil para o outro. Se as pessoas conseguem aproveitar o conteúdo disponível a rede social já cumpriu a sua função e é sim um sucesso.

Marcelo Spinassé é idealizador da rede social de troca de serviços WinWe.

Palavra do Leitor

O voto

Muitas são as vezes que, desolados e inconformados com determinados setores e representantes de partidos e ideologias muitas, sentimos vontade de jogar tudo para o alto, e pôr fim em nossas esperanças de encontrar quem verdadeiramente nos represente, segundo suas falas e promessas de palanques. Porém, não o podemos fazer enquanto pais, professores, trabalhadores, homens, mulheres, jovens, profissionais, alunos e tudo aquilo que chamamos de sociedade pluralista. E o exercício do voto é o regar da semente que pode nos trazer, sim, o fruto de plena democracia e estado de direito. Daí a importância imprescindível de nosso voto. E quando agimos de maneira irresponsável optando por não votar ou fazê-lo em branco, estamos nos equiparando aos mesmos, como espécie de cúmplices calados.

Cecél Garcia, Santo André

Acesso Lions

Quando ocorreu a abertura do acesso à Avenida Lions pela Avenida Caminho do Mar, em São Bernardo, comemorei muito, pois diminuiu em muito o meu tempo de acesso, e de muitos moradores da cidade, à Via Anchieta, em ambas as direções. Este meu sentimento agora é proporcionalmente inverso, ou seja, de frustração, após o anúncio do fechamento do acesso a partir do dia 20. Gostaria pelo menos que a Prefeitura pudesse rever essa decisão ou, pelo menos, que restringisse o acesso nos horários de pico (segunda a sexta, das 7h às 10h e das 17h às 20h), já que o tráfego nesses horário é intenso nas imediações.

Rafael Rissi Bento Leite, São Bernardo

Faroeste andreense

Mais um domingo no bairro Jardim, em Santo André, com o trânsito interditado na Rua Padre Manuel de Paiva entre as ruas das Monções e Esmeraldas para a ‘festa' do bar da esquina. E foi nesse espaço, numa bagunça similar a esta, que um jovem foi baleado e a polícia ficou monitorando com diversas viaturas durante dias. Mais um desmando das autoridades instituídas de Santo André, embaixo das barbas destas, em pleno bairro residencial, ao lado de lares com crianças e idosos, que necessitam do sossego merecido, que deveria ser garantido pelos altos impostos pagos. O som alto e a violação do direito de ir e vir contam com a conivência das instituições, já que os bloqueios das ruas foram (como em diversas outras vezes) realizados por cavaletes oficiais. É realmente ‘terra sem dono', ‘faroeste' em pleno Grande ABC! É um local sem leis e sem respeito! Agora é esperar a próxima ‘festa' apoiada pelas autoridades locais, que no dia seguinte enviam os nossos valorosos profissionais da limpeza pública (pagos com nossos impostos) para limpar a sujeira, varrendo os copos, garrafas e seringas, como sempre!

Fábio Padrone, Santo André

Memória curta

Chovem ataques à atual administração de Santo André por parte de um determinado partido. É uma pena que o candidato dessa legenda tenha a memória curta. Não deve se lembrar que foi sua sigla que sucateou e arrochou os salários do funcionalismo público de Santo André. E, por fim, conseguiu terminar um viaduto apenas a metade que faltava, diferentemente do projeto original. Candidato, seu partido governou a cidade por 12 anos e, antes de difamar o atual prefeito, olhe-se no espelho, tem muita sujeira que não foi limpa.

Margareth Mesquita, Santo André

Resposta

Em resposta à carta do leitor Ailton Gomes (Metrô, dia 1º), o Metrô esclarece que mantém rigoroso plano de manutenção do sistema de refrigeração de todas as suas frotas, que inclui limpezas, ajustes, verificações e substituição de equipamentos, inclusive troca mensal dos filtros. Nos trens antigos, que possuem sistema com ventiladores e exaustores, a limpeza nos dutos é efetuada regularmente. Além disso, é verificada a qualidade do ar no interior do salão de passageiros e, sempre que necessário, feita a limpeza dos dutos de ar-condicionado. O Metrô mantém à disposição do usuário o serviço de SMS Denúncia (97333-2252.) para comunicação de eventuais anormalidades no sistema.

Metrô




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;