Memória Titulo
Um título para Israel Cirlinas e para a Memória

A Câmara Municipal de Santo André outorga hoje, às 19h, em sessão solene, o título de Cidadão Honorário...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A Câmara Municipal de Santo André outorga hoje, às 19h, em sessão solene, o título de Cidadão Honorário do Município ao médico Israel Cirlinas, iniciativa do vereador Cláudio Malatesta. A homenagem atinge os pesquisadores da Memória do Grande ABC, pois Cirlinas é um deles, e dos bons. Portanto, gente do Gipem (Grupo Independente dos Pesquisadores da Memória), todos hoje à noite ao Legislativo.

Israel Cirlinas tem um livro publicado - MED Coração do ABC, sobre a história da Faculdade de Medicina e Fundação Universitária do ABC - e vários inéditos. Criado na Oliveira Lima, Centro de Santo André, Cirlinas é uma fonte confiável. Lembra dos antigos, de quem morou naquele sobrado da Rua Cesário Mota, por exemplo, ou quem vendeu fazendas naquele número da Rua Senador Flaquer. Afinal, Cirlinas é da casta querida dos judeus de Santo André que marcaram e marcam presença no Centro da cidade.

Médicos, dentistas, enfermeiros, profissionais de saúde desde tempos imemoriais - como da colonização italiana do século 19 - ganham nas pesquisas e no texto, e fotografias reunidas de Cirlinas, belas biografias. É a história da Saúde de Santo André e do Grande ABC revelada e oferecida de graça, sem ciumeiras, a todos os interessados na construção da nossa história.

Além do que, Cirlinas cuida da saúde do nosso líder e orientador maior, Philadelpho Braz. E em cada consulta que um faz do outro, a relação médico-paciente se transforma em verdadeiras lições de vida e de construção da Memória: ah, se essas sessões médicas e de Memória fossem gravadas!

PINGUE-PONGUE

1949 - Em 10 de abril Israel Cirlinas nasce em São Paulo, Capital, filho de Moisés Cirlinas e Olga Bell Cirlinas. Tem duas irmãs mais novas, Elisabeth e Josete, e é casado em segundas núpcias com Lucinéia Piunti. Filhos: Lígia, Miriam, Denise, Henrique e Gabrielle.

1973 - Forma-se em Medicina pela PUC do Paraná, em Curitiba, especialista em Neurologia.

Uma alegria - A publicação do seu primeiro livro.

Uma tristeza - a perda do pai, há um ano.

Um passatempo - Adora ler jornais, vários por dia.

Uma música - Saudosa Maloca, de Adoniran Barbosa.

Um filme - Assim caminha a Humanidade.

Autores - Moacir Scliar, Luis Fernando Veríssimo e Rubem Fonseca.

OPINIÃO

O Grande ABC nunca teve a preocupação com o registro e reconstrução da Memória. Tanto que até mais da metade do século 20 as publicações a respeito foram raríssimas.

Na segunda metade do século, lentamente foram surgindo alguns fatos importantes, como algumas publicações em jornais focando assuntos históricos. O grande divisor de águas foi o Gipem, formado por animadores culturais que deram origem aos museus, Fundação Pró-Memória, Centro de Documentação Histórica e a uma bibliografia riquíssima.

EM 13 DE MAIO DE...

1924 - Fundada a Corporação Musical Carlos Gomes, de São Bernardo. Uma instituição que fenece mesmo que preservando um acervo musical único, magistral.

1979 - Fundado o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Mocidade Fantástica de Vila Alice, em Santo André.

Festa da Padroeira

A tradicional Festa da Padroeira, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila Marlene, em São Bernardo, tem seu ponto máximo hoje com a celebração de missa em três horários: 10h, 15h e 19h. A missa da noite será precedida por procissão com a presença de dom Nelson Westrupp. O pároco, padre Augusto, lembra que durante as missas acontece a recitação do santo rosário. As quermesses continuam até dia 28, nos finais de semana.

Crônica do Guido

Texto: Guido Fidelis

Manhã outonal, temperatura amena, tempo incerto, sem previsão de chuvas ou trovoadas. Melhor abrir os olhos, espantar a preguiça e caminhar para o trabalho, empreender ações, lutar, vencer sempre, com coragem e determinação.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 13 de maio de 1979

Manchete - Metalúrgicos dizem hoje se aceitam ou recusam o acordo

Mauá - Prefeito Dorival Rezende mostra favela do Oratório a embaixadores da África: Ghana, Nigéria e Zaire.

13 De Maio - Historiador Décio Freitas contesta caráter da Lei Áurea.

HOJE

Dia da Fraternidade Brasileira, Dia da Abolição da Escravatura, Dia do Preto Velho, Dia do Automóvel, Dia da Estrada de Rodagem e Dia do Zootecnista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;