Memória Titulo
A cor, a luz, as pinceladas mágicas

O jogo de luzes na pintura de Euclides Rios é uma das marcas do artista...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


O jogo de luzes na pintura de Euclides Rios é uma das marcas do artista. As cores emolduram os traços de pinceladas aparentemente sem compromisso. O resultado surge naturalmente aos olhos do expectador.

Os quadros de Rios são para serem vistos a uma distância razoável. O repórter-fotográfico Ricardo Trida, que fez as reproduções, comenta que a pintura do mestre é uma fotografia, retrato do andreense de São Carlos cuja obra precisa ser conhecida pelas novas gerações. 

Dos amigos, publicamos hoje a crônica do médico Agostinho Bitelli, feita especialmente para esta série. 

Arte, amizade, reminiscências...
Texto: Dr. Agostinho Bitelli

Euclides Antonio Rios foi um grande artista, figura a qual fui ligado pela mais genuína e sincera amizade. Amizade que durou mais de cinco décadas e que foi coroada, quando pedi - e ele aceitou - ser meu padrinho de casamento, prova mais que evidente da forte ligação que nos unia. 

Sempre admirei o Rios pela sua enorme inteligência e sensibilidade. Era um admirador da beleza em suas formas mais puras, pintura e música. A beleza que ele retratava em seus quadros de cores vivas e alegres.
Tenho vários desses quadros, belíssimos, que hoje ornamentam as paredes de meu apartamento, e que também estão, sem dúvida, em muitos outros lares e lugares. 

Mesmo depois de casado a nossa amizade continuou, agora aumentada pela presença de outros casais amigos com os quais nos reuníamos com frequência para jantares e almoços. Conversávamos e trocávamos ideias, ríamos e vivíamos uma agradável convivência de uma genuína amizade. 

Infelizmente, por razões diversas, houve um hiato em nosso convívio e ficamos longo tempo. Sem aquela troca de ideias e ideais que pautaram a nossa mocidade e maturidade. 

Mas, a vida dá muitas voltas, e, de repente, tive a felicidade de reencontrar o Rios, no Clube dos 21 Irmãos Amigos de Santo André (do qual ele era sócio fundador) e voltamos, então, a nos encontrar com frequência e recordar os ‘velhos tempos', sempre com a saudade pautando o nosso antigo relacionamento.

Lembro-me até de uma noite em que nos reunimos em uma pizzaria, ele e eu, e ficamos durante muito tempo a conversar, trocando ideias e lembranças, porque o Rios não era só um artista, tinha a inteligência viva e brilhante de um engenheiro que ele também era. 

Como outra lembrança, recordo que várias vezes fui vê-lo como médico, e ele sempre dizia que eu era o melhor médico, porque era seu melhor amigo. 

De repente, um dia, veio a notícia funesta: Rios está morto! Que tristeza, que abatimento senti. Um grande homem que se foi mas que deixa um legado de beleza, nos seus quadros e na trajetória de sua vida.
Tenho certeza de que o Rios está onde sempre esteve, no meio da beleza pela qual sempre batalhou. Até a vista, amigo.

Semana da Criança - 11
Colaboração: Marcos Massolini
Raio Negro (GEP, 1968) - A invasão dos super-heróis Marvel em 1967, quando a Ebal fez um marketing agressivo que incluía até promoção em postos de gasolina, influiu para que as editoras brasileiras aderissem ao filão e encomendassem novos personagens a artistas nacionais. A GEP (Gráfica e Editora Penteado) anteviu o movimento e lançou Raio Negro ainda em 1966, com roteiro e arte do próprio criador, Gedeone Malagola (1924-2008), um grande obstinado pelo quadrinho.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 16 de outubro de 1982 - Nº 5.032
Manchete - Prefeitura de Santo André desconta e não recolhe contribuições à Caixa de Pensões
São Caetano - Hoje a inauguração da nova sede do Corpo de Patrulheiros Mirins: Rua Cavalheiro Ernesto Giuliano, 450, Nova Gerty.
Eleições 1982 - "Os sacrifícios impostos com o consentimento social, livremente aferido, são legítimos" (José Papa Junior, candidato ao Senado pelo PDS).
Movimento Sindical - Segunda-feira começa o segundo escrutínio das eleições do Sindicato dos Químicos do ABC.
Vôlei Masculino - Pelo Mundial disputado em Buenos Aires, o Brasil fica com a prata ao perder para a URSS por 3 sets a 0.
Teatro - Estréia hoje a peça Pesadelo, criação coletiva do Grupo Forja, integrado por metalúrgicos do Grande ABC. Na coordenação, Tin Urbinatti. É a história de um operário e seus problemas com o desemprego. No elenco, 32 atores. Local: sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.

Trabalhadores
Os metalúrgicos de Santo André rumo ao octogésimo aniversário do sindicato: 1933-2013
João Copatto. Nascido em Rafard (SP) em 26-5-1947. Residia à Rua Diadema, Parque das Fontes, em Ribeirão Pires. Tratador térmico da General Elétric desde 1978

EM 16 DE OUTUBRO DE...
1892 - Numa área inicial de 9.670 m², começa a ser formado o novo Cemitério Municipal de São Bernardo, o atual cemitério de Vila Euclides. O cemitério anterior ocupava área que ficava atrás da Matriz da Boa Viagem, no Centro.

HOJE
Dia da Ciência e da Tecnologia, Dia Mundial da Alimentação, Dia Mundial do Pão, Dia do Anestesista e Dia do Instrutor de Autoescola.

SANTOS DO DIA
Edwiges, Galo, Geraldo Magela (ou Majella) e Margarida Maria Alacoque.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Ilustração - Oratório de mesa. Século 18. Madeira policromada e dourada. Em estilo Dom João V com a imagem do Menino Jesus sobre peanha dourada.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Alzira Murari, 92. Natural de Santo André. Dia 15, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.
Claudinei da Silva Santana Gervasoni, 39. Natural de Terra Boa (PR). Dia 10. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.

SÃO BERNARDO
Romilda Cadina, 90. Natural de Florianópolis (SC). Dia 15. Crematório de Vila Alpina.
Raimundo Orozimbo da Silva, 86. Natural de Inhapim (MG). Dia 13. Cemitério dos Casa.
Cremilde Maria Morelato de Paula, 85 anos. Natural de São Bernardo. Dia 11. Cemitério de Vila Euclides.
José Matias Martins, 80. Natural de Espírito Santo do Turvo (SP). Dia 13. Jardim da Colina.
Vânia Lucia da Silva, 78. Natural de São Paulo (SP). Dia 11. Cemitério do Araçá, na Capital.
Joel Ferreira Batista, 78. Natural de Sousa (PB). Dia 13. Cemitério do Baeta.
Julia Bonequini de Araújo, 75. Natural de Jundiaí (SP). Dia 13. Jardim da Colina.
Oliveira Dantas de Souza, 72. Natural de Várzea Alegre (CE). Dia 15. Jardim da Colina.
Antonio Tochetto, 71. Natural de São Paulo (SP). Dia 13. Jardim da Colina.
Petrino José de Figueiredo, 71. Natural de Bom Jesus da Lapa (BA). Dia 15.
Jose Lino do Espírito Santo, 67. Natural de M. dos Bois (SE). Dia 11. Cemitério dos Casa.
Nelson Morcelle, 66. Natural de Santo André (SP). Dia 13. Jardim da Colina.
Sonia Regina Cavaliere, 63. Natural de São Paulo (SP). Dia 15. Cemitério da Paulicéia.

DIADEMA
Joana Mendes Santana, 80. Natural de Guaraciaba (MG). Dia 13, em São Bernardo. Vale da Paz.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;