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INSS retoma o atendimento com filas enormes na região
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
18/08/2005 | 08:07
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O primeiro dia do retorno ao trabalho dos funcionários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi marcado por extensas filas nos postos da região. Das quatro agências do órgão que ainda estavam fechadas no Grande ABC, apenas duas reabriram quarta-feira ao público. Reativaram os serviços as unidades de Santo André e Diadema. Em Mauá e Ribeirão Pires, os postos permaneceram fechados – os funcionários seguiram determinação da diretoria regional do Sinsprev-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência Social) para retornar ao trabalho apenas nesta quinta-feira.

"Não reabrimos os postos de Mauá e Ribeirão Pires porque os servidores não retornaram ao trabalho. Mas amanhã (nesta quinta-feira), os serviços estarão normalizados", afirmou Fátima Conceição Gomes, gerente-executiva do INSS de Santo André, também responsável pelas unidades de São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires.

Na agência de Santo André, cerca de 350 pessoas estavam do lado de fora da unidade antes da abertura dos portões. Com o horário de funcionamento estendido – das 8h às 16h –, os funcionários da unidade de Santo André conseguiram atender quarta-feira 1,4 mil pessoas. Na grande maioria, eram solicitações de auxílio-doença.

"A demanda de atendimento ficou até abaixo do esperado. A tendência é aumentar a partir de amanhã (nesta quinta-feira). Estamos direcionando todo o pessoal disponível para minimizar o tempo de espera da população", afirmou Fátima Gomes. Em condições normais, a demanda do posto é de 1,2 mil atendimentos diários.

A agência de Diadema também reabriu quarta-feira. Durante a maior parte dos 76 dias de greve, o posto prestou atendimento parcial aos segurados – realização de perícias médicas já agendadas e pagamento de benefícios bloqueados. Quarta-feira, foram atendidas 442 pessoas. A demanda normal da unidade é de 700 pessoas por dia.

Em São Bernardo, a fila percorria a avenida Newton Monteiro de Andrade, seguia pela rua Maria Adelaide Quelhas e chegava próxima à favela do DER. A agência estava reaberta desde o último dia 10. Funcionários da unidade faziam triagem na fila de segurados para detectar os casos definidos como prioridade pelo INSS: benefícios por incapacidade, pensão por morte, salário-maternidade e benefícios assistenciais.

De acordo com o gerente-executivo Genésio Denardi, foram atendidas na unidade 869 pessoas (contra demanda normal de 1,2 mil). "Nem todos os funcionários voltaram ao trabalho", justificou. Na agência de São Caetano, também reaberta no último dia 10, foram atendidos quarta-feira 381 segurados.

O atendimento do INSS no Grande ABC

Santo André
rua Adolfo Bastos, 520

São Bernardo
av. Newton Monteiro de Andrade, 140

São Caetano
av. Goiás, 260

Diadema
av. Fábio Eduardo Ramos Esquivel, 405

Mauá
rua Guido Monteggia, 119

Ribeirão Pires
av. Kaethe Richers, 624

Horário de atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Nos próximos três sábados, 20 e 27 de agosto e 3 de setembro, das 8h às 12h

Prioridades

- Atendimentos de benefícios por incapacidade

- Pensão por morte

- Salário-maternidade

- Benefícios assistenciais

Recomendações
O INSS solicita que segurados que não tenham urgência no atendimento, que desejem orientações e protocolar revisões ou recursos, evitem, pelo menos nas próximas três semanas, a ida às agências.

Prazos
Os segurados terão até 90 dias a partir da reabertura das agências para protocolar seus benefícios, com data retroativa, sem qualquer benefício financeiro.

Requerimentos disponíveis pela internet no portal www.previdencia.gov.br
- auxílio-doença

- salário-maternidade

- pensão por morte (pre cedida de aposentadoria)

- comunicação de acidente de trabalho

- inscrição de beneficiário

- consulta sobre andamento de processos de benefícios

- atualização de endereços

- cálculo de aposentadoria (tempo de contribuição e valor)

- emissões de carta de concessão de benefício

- memória de cálculo, extrato de pagamento

- certidão para saque de PIS e FGTS.




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