Setecidades Titulo
Morre chimpanzé atingida por PM em S.Bernardo
Especial para o Diário
20/10/2004 | 09:04
Compartilhar notícia


Morreu na madrugada desta terça a chimpanzé que havia sido baleada no dia anterior, no bairro Demarchi, em São Bernardo, pelo cabo da PM Josélio Gomes. O incidente ocorreu depois de uma atrapalhada tentativa de resgate pela PM, que acionou o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental e a equipe de veterinários do Parque Estoril. Durante a ação, o policial efetuou um disparo contra o animal.

Quando a reportagem do Diário chegou ao local onde a chimpanzé havia sido atingida, pelo menos cinco viaturas da PM estavam no local. Bastou a chegada do veterinário Marcelo da Silva Gomes, do Parque Estoril, para resolver a situação ao aplicar anestésico no animal. A bala atingiu de raspão o queixo da chimpanzé e perfurou o estômago e o intestino do animal.

Chuca, como se chamava a chimpanzé, fugiu da casa de seu dono, o adestrador Valdir Bonetti Oliveira, 42 anos, na tarde de segunda. O animal era visto com freqüência em programas de TV. "Ela era dócil. Costumava ficar solta em casa, mas ontem eu saí e a deixei na jaula. Ela achou um pedaço de ferro e o usou para quebrar a fechadura", contou Oliveira. Segundo ele, o animal tinha registro do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Testemunhas dizem que, ao contrário do que a polícia afirmou nesta segunda ao Diário, o policial que atirou no animal não é o mesmo que foi atacado. "Ela agarrou a bota de um guarda. Então, chegou um PM e atirou por pura maldade", disse o comerciante Sérgio de Souza, 39 anos.

Geralmente, os bombeiros são os responsáveis em casos como a fuga da chimpanzé Chuca. "Atuamos em conjunto com veterinários do Parque Estoril", informou o tenente-coronel Adilson Alves de Moraes, dos bombeiros. Segundo o oficial, só às 15h35 desta segunda os bombeiros foram acionados - cerca duas horas depois que o policial atirou na chimpanzé. O policial e o comandante da PM não foram localizados para comentar o assunto.

O biólogo e criador conservacionista Pedro Ynterian, do Grupo de Apoio aos Grandes Primatas, afirma que a atitude da polícia é "imperdoável". No entanto, para ele, o maior culpado é o dono da chimpanzé. "Por maior que seja a casa do dono do animal, não há condições de criá-lo em uma residência. Os chimpanzés são dóceis quando o dono está perto. Mas, em outras ocasiões, podem ser violentos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;