Memória Titulo Memória
Para lembrar a capelinha da Vila Baeta
Por Ademir Medici
13/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Antes da monumental igreja matriz São José, ainda vista de vários pontos de São Bernardo e Santo André – mesmo com a construção de tantos espigões ao redor –, o bairro Baeta Neves teve uma capelinha construída quando da abertura do loteamento, na virada da década de 1920 para 1930. É a capelinha das fotos, que media 80 metros quadrados.

As fotos da cobertura da capela já foram publicadas. Elas pertencem ao acervo da Sociedade Italiana de São Bernardo. E agora recebemos uma terceira foto, mais recente, batida em 1947 (cerca de) e localizada pelo fresador aposentado David Rodrigues.

Também esta capelinha está no programa Memória na TV do Diário desta semana – confiram em www.dgabc.com.br 

O METALÚRGICO

David Rodrigues nasceu em São Paulo, Capital, em 1º de novembro de 1939. Mora em Santo André desde 1946. Sempre trabalhou em indústrias metalúrgicas, entre as quais a Dal Pino, que ficava na Avenida Industrial; Mercedes-Benz e Volkswagen, onde se aposentou em 1987.

Ele lembra que sua família possuía outra foto da capela antiga da Vila Baeta, que aparece por inteira, mais ou menos como essas imagens antigas que a Sociedade Italiana guardou e repassou à página Memória.

 

1958-2018

Nasce uma nova praça

Praça Antonio Flaquer, o Largo do Ipiranguinha, em Santo André, no seu nascedouro. Foi inaugurada em 8 de abril de 1959 e ganhou notícia no nascente semanário News Seller, hoje Diário do Grande ABC.

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 13 de julho de 1988 – ano 31, edição 6803

Tempo – Onda de frio atinge o Grande ABC. Termômetros chegaram a marcar 6°C.

Memória –Oitinga, Tinga e Tingá: a história do 2º Subdistrito de Utinga, em Santo André.

Guido Fidelis (Crônica) – A paciente e o médico milagroso.

 

Em 13 de julho de...

1553 – Duarte da Costa, segundo governador-geral do Brasil, chega à Bahia.

1918 – Dois sítios de Ribeirão Pires ganham espaço em jornais de São Paulo: o da Estiva</CF> e o Espírito Santo. Luiz M. Pinto de Queiroz e Dr. Francisco F. Lopes assinam matéria paga dizendo-se coproprietários daquelas glebas.

“Previnem-se aos interessados que não será considerada válida a venda das matas e minérios existentes nesses sítios, sem o consentimento expresso e por escrito dos abaixo-assinados”, declaram os dois.

Nota – Um século depois, deixamos à Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires um exercício: informar onde ficavam os dois sítios e o que existe neles hoje.

A guerra. Do noticiário do Estadão: manifestação na Holanda a favor da paz.

1953 – Entram em greve 800 operários da Companhia Brasileira de Cartuchos, com fábrica na Avenida Industrial, 3.300, em Santo André.

1973 – Volkswagen do Brasil anuncia o nome do seu novo presidente, Wolfgang Sauer.

Cantor Jerry Adriani visita o Diário.

Cantor Ciro Monteiro morre no Rio de Janeiro, aos 60 anos.

1978 – Aprovado o loteamento Jardim Thelma, em São Bernardo.

Prefeitura de Ribeirão Pires aposenta a mula Menina, após 30 anos de serviço. Iniciativa partiu do escritor Roberto Bottacin.

1983 - Exposição 25 Anos de Fotojornalismo, comemorativa ao Jubileu de Prata do Diário do Grande ABC, é montada no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

 

Hoje

Dia do Engenheiro Sanitarista

Dia Internacional do Rock

 

Santos do Dia

Nossa Senhora Rosa Mística. Nome dado à aparição mariana relatada em 1947 e anos seguintes em localidades da Itália.

Henrique I

Teresa dos Andes

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 13 de julho:

Na Bahia, Água Fria e Santanópolis

Na Paraíba, Marizópolis

Em Tocantins, Porto Nacional

Em Alagoas, Rio Largo

No Paraná, Terra Boa

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;