Memória Titulo Memória
Ela plantou as palmeiras do Museu de Santo André
Ademir Medici
17/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Olhem essa moça sorridente, na frente do Museu de Santo André. Observem a linda palmeira. Vocês conhecem essa moça? Sabem quando a palmeira foi plantada? E quem plantou? Foi ela mesma, Selma Maris Almeida, que estudou na Escola Estadual Professor José Augusto de Azevedo Antunes (o antigo I Grupo, hoje prédio do Museu Octaviano Gaiarsa) na virada da década de 1940 para 1950.

Era costume, no Dia da Árvore – 21 de setembro – a realização de atos cívicos nas escolas, quando árvores eram plantadas, geralmente pelos melhores alunos. Selma foi escolhida duas vezes, plantando uma segunda palmeira junto ao muro alto da vizinha escola do professor Valdemar Mattei.

Tantos anos depois, sempre que passa pela Rua Senador Flaquer, Selma vai ao jardim do museu e abraça suas palmeiras. O que levou um guarda municipal a dizer, certa vez: "Essa mulher é louca".

POR QUE NÃO UMA PLACA?
De louca Dona Selma não tem nada. Ela é muito sensível, isso sim. Sempre trabalhou duro. Aos sete anos entregava marmita na Vila Assunção. Não que precisasse. Ela queria trabalhar, como todos os irmãos.

Estudou. Formou-se. Trabalhou na Pirelli, na Verlon, na Volkswagen, na Biblioteca Nair Lacerda. E sempre cantou. Cantou na roça, desde os três anos de idade. Se saiu muito bem no programa do Chacrinha. Ama MPB. Foi acompanhada por craques da música do Grande ABC, Ivo Sete Cordas, Carlos Poyares, Roberto Canhoto.

Nunca teve a pretensão de se profissionalizar. E continua cantando, em palcos como o Teatro Municipal de Santo André. E graças ao amigo José Roberto Guazzelli, agora nos conta esta história das palmeiras, que podem e devem ser preservadas, quem sabe com a colocação de uma placa próxima explicativa.

SELMA MARIS ALMEIDA
Nome artístico - Selma Morais
24-4-1943 - O nascimento em Uberaba, Minas Gerais.
Filiação - Júlio Barbosa de Almeida e Maria José de Jesus.
Irmãos - João, Natal, Wanda, Ivone, Helio e Rui.

SANTO ANDRÉ
1947 - A chegada.
1948 - Estuda na creche do Colégio Padre Capra, o Colégio São José.
1949 a 1952 - Cursa o primário no Grupo Escolar de Santo André.
1953 e anos seguintes - Cursa o ginasial na Escola Julio de Mesquita.
UM NOME - Franklin de Almeida, o avô, maestro em Araguari.
O GRUPO - Das serventes Pedrina e Ana, das professoras Maria Cotrin, Judite, Nair e Mercedes, do diretor Benedito Milanês.
MENSAGEM - "Nasci de oito meses e com dois dentes. Foi uma mensagem do universo: arreganhe esses dentes que a vida não será fácil, menina".

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 17 de junho de 1988 - ano 31, edição 6781

Manchete - Quércia (Orestes, governador do Estado) evita o bloqueio de contas por meio de liminar.
n Déficit do Tesouro Nacional chega a
205 bilhões de cruzados.
Cultura & Lazer - Em fase mais tranqüila a polêmica Angela Rô Rô. Reportagem de Maria Angélica Ferrasoli,
com fotos de
Luciano Vicioni.
Gente - O delegado seccional do ABCD, Omar Cassim, se aposenta após 37
anos de trabalho na Polícia.
Memória - Procissão em Campo Grande.

Em 17 de junho de...
1918 - A guerra. Do noticiário do Estadão: ofensiva austríaca na frente italiana; italianos e ingleses resistem; mais de 3.000 austríacos feitos prisioneiros e 31 aviões inimigos abatidos.
1958 - Rádio ABC apresentava o
programa “Tela
Esportiva ABC”, sob o comando de Octavio de Oliveira, editor do caderno de Esportes do News Seller.
Equipe era formada por Alves Cabral, Alexandre Del Boschi, Antonio Helio, Antenor Geraldo, Duílio Bellini, Manoel da Paixão e Hermínio Simões.

Hoje
Início da Semana do Migrante. Tema deste ano: "A vida é feita de encontros".
Dia do Funcionário Público Aposentado
Dia Mundial de Luta contra a seca e a desertificação, adotado pela ONU.

Santos do Dia
Ismael
Manuel
Rainério




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;