Setecidades Titulo Desenho de político
Grupo altera grafite em muro após polêmica em Diadema

Secretário teria se ofendido com desenho de político com ‘nariz de Pinocchio’ e ameaçado envolvidos

Bia Moço
13/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Diadema pressionou e o grupo Diademais Arte se viu obrigado a alterar o grafite com o qual havia ‘enfeitado’ o muro da escola EE Anecondes Alves Ferreira, no bairro Casa Grande. A considerada censura ao trabalho, pelo grupo, foi em virtude de a ilustração parecer representar o secretário de Cultura municipal, Eduardo Minas.

A equipe de nove artistas promoveu evento na unidade educacional no sábado com intuito de juntar grafiteiros do município para colorir os muros da escola com o tema A Mentira dos Políticos de Diadema. De acordo com integrantes do grupo, embora a pintura não tivesse a intenção de atacar nominalmente figuras públicas, o secretário da Pasta se sentiu zombado como mentiroso, uma vez que o personagem tem ‘nariz de Pinocchio’, em alusão a desenho da Disney em que o protagonista tem o nariz de madeira ampliado a cada mentira contada.

Segundo os integrantes do grupo, Minas ameaçou processar a escola, diretora e artistas caso não fosse realizada a mudança. O grafiteiro responsável pelo desenho, Diego Honório, 33 anos, conhecido como Kpot, lamenta a atitude do secretário. “Fomos censurados. Estamos modificando a arte em consideração à diretora.”

Na opinião do conselheiro suplente do Conselho Municipal de Cultura de Diadema José Luís de Freitas, o secretário violou o direito de expressão constituído em lei. “Ele é completamente incapaz de assumir o cargo. Não tem condições técnicas para atuar na área.”

A Prefeitura de Diadema não se pronunciou sobre o tema até o fechamento desta edição.

Em Sto.André, caricatura de Danilo Gentili teve de ser substituída

O caso de Diadema não é isolado. Em 2015, o então prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), determinou que modificassem caricatura do humorista e apresentador andreense Danilo Gentili na Avenida Santos Dumont, que representava crítica ao governo municipal.

O grafiteiro, conhecido como Branco, substituiu Gentili pelo físico Albert Einstein. O fato gerou alvoroço nas redes sociais, tendo em vista que o humorista – crítico do PT – acusou a gestão de censura. Em publicação, o apresentador provocou Grana pela determinação e, depois, falou sobre o caso, ao vivo, em seu programa de televisão.

Na época, a administração alegou que o edital do projeto municipal Santo André Cidade Grafite não permitia a promoção de marca, pessoa, programa ou empresa. Mesmo assim, caricaturas de personalidades permaneceram espalhadas pela cidade, como a do skatista Sandro Dias, o Mineirinho.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;