Memória Titulo
De volta ao Sítio Tangará

Euclides Antonio Rios, a partir de Santo André, construiu...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Euclides Antonio Rios, a partir de Santo André, construiu uma obra nacional, com temáticas que o levou a viajar pelo interior do País. Mas pelo menos uma imagem sua perpetua o Grande ABC. É a imagem de hoje, que focaliza o Sítio Tangará, no coração do Grande ABC, antes da sua transformação em campus universitário.

É nesta paisagem que Rios flagrou que estão hoje os campus da Fundação Santo André e da Fundação ABC, da Faculdade de Medicina.

O Sítio Tangará pertenceu à família de Charles Murray, dona em Santo André também da chácara Mimosa, onde está o Primeiro de Maio FC, na Avenida Portugal.
A obra de Euclides Rios é vasta. Memória organiza uma segunda semana em sua homenagem. Aguardem.

Agenda
- Hoje, a partir das 19h30, comunidade da capela do Divino Espírito Santo, em Rudge Ramos, São Bernardo, realiza a Festa do Frango com Polenta. A renda será revertida às obras assistenciais da capela. Endereço: Rua Gabriel D'Anunzio, 85, uma travessa da Avenida Caminho do Mar.
- Amanhã, às 10h30, dom Nelson Westrupp celebrará missa comemorativa ao bicentenário da Paróquia da Boa Viagem, em São Bernardo. Após, almoço no salão paroquial. Convites para o almoço podem ser adquiridos na secretaria da paróquia hoje até às 12h, ao custo de R$ 20 por pessoa.

Trabalhadores
Os metalúrgicos de Santo André rumo ao octogésimo aniversário do sindicato: 1933-2013
Miguel Rupp (São Manoel, SP, 25-2-1951). Ferramenteiro. Admitido na Indústria Mecânica Abril em 1979. Matricula sindical 71.309-6. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e vereador

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 20 de outubro de 1982 - Nº 5.035
Eleições 1982 - "É necessário acabar com a excessiva dependência do município perante o Estado" (Valdirio Prisco, candidato a prefeito de Ribeirão Pires pelo PMDB).
Movimento Sindical - Bancários de Santo André realizam protesto contra demissões.
Movimento Estudantil - Apeoesp inaugura subsede na Rua Pernambuco, em São Caetano.
Editorial - Caderneta/FGTS, antes tarde do que nunca

EM 20 DE OUTUBRO DE...
1930 - Antonio Gonçalves Filho nasce em Macaúba, no centro do Estado. Com 23 anos vem para São Bernardo e permanece na cidade. Começa e termina a carreira na área bancária, aposentando-se como advogado do Banco do Brasil. Neste meio tempo, atua na indústria automobilística: Volkswagen, Simca e Mercedes-Bens. Casa-se em São Bernardo com Adhia Cheid, com quem tem os filhos Ricardo e Roberto e os netos Gabriel e Guilherme. Sr. Antonio formou-se advogado pela Faculdade de Direito de São Bernardo, que cursou entre 1971 e 1975.
1937 - Família Pegoraro chega à Vila Santa Terezinha, em Santo André.
1952 - Criada a Biblioteca Municipal de Santo André, instalada em 1954 e que leva o nome da escritora Nair Lacerda.
1954 - Entra em funcionamento a Cooperativa de Consumo dos Empregados das Companhias Rhodia, Rhodiaceta e Valisère, hoje Coop.

NAS ONDAS DO RÁDIO
Trianon AM (740) - Universal AM de Santos (810) - Quinta Avenida. Hoje: The Rockin'Strings Orchestra, The Kirky Stone Four e The Platters; amanhã; Al Martino,Bobby Darin,Dean Martin e Perry Como, cantores de origem italiana. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br.
Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Roberto Martins, compositor da Velha Guarda, é o destaque do programa. Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: José Pereira de Souza e Jéssica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

HOJE
Dia do Arquivista, Dia do Poeta, Dia Nacional da Poesia, Dia Internacional do Controlador do Tráfego Aéreo, Dia Mundial de Combate à Osteoporose e Dia do Securitário.

Semana da Criança - 15
Colaboração: Marcos Massolini
Pelezinho nº 2 (Editora Abril - set 1977) - Mauricio de Sousa e Pelé fecharam uma grande parceria em 1976 e um novo personagem foi criado: Pelezinho, baseado na infância do Rei do Futebol. Começou nas tiras de jornal até estrear revista própria em agosto de 1977. Durou até 1982 e deixou saudade. Com a aproximação da Copa do Mundo no Brasil, chegou neste ano às bancas uma edição com as tiras clássicas do personagem e reedição do nº 1 da revista, o que pode significar uma possível retomada com histórias inéditas.

SANTOS DO DIA
Artêmio, Maria Bertila Boscardin, Contardo Ferrini, Iria ou Irene, Laura e Raymond Herman.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012. 
Ilustração - Litril. Século 20. Trabalho em marchetaria de madeira com diversos símbolos destacando as legras gregas alfa e omega, representando o início e fim da vida e a cruz da Ordem de Cristo. 
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

SANTO ANDRÉ
Erotino Durval Vidotti, 78. Natural de Borá (SP). Dia 16. Cemitério Curuçá.
Sebastião Miranda, 67. Natural de Fernão (SP). Dia 17. Cemitério São Pedro, Capital.
Maria Ivete dos Santos, 58. Natural de Santo André. Dia 16. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.
Lindoelia de Souza Jordão, 39. Natural de Remanso (BA). Dia 16. Cemitério de sua cidade natal.
Elaine Gonçalves Rocha, 25. Natural de Santo André. Dia 16. Memorial Jardim Santo André.
Rodrigo Vinicius Silva de Oliveira, 23. Natural de Mauá. Dia 8. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
Maria Alves Ferreira Leite, 82. Natural de São Paulo (SP). Dia 17.
Maria das Dores de Oliveira, 68. Natural de Pernambuco. Dia 16. Jardim da Colina. 
Deonilia Ferreira de Souza, 61. Natural de Patis (MG). Dia 18. Cemitério Fazenda Babilônia, em Patis.
José João dos Santos, 44. Natural de Vitória de Santo Antão (PE). Dia 7. Cemitério dos Casa.
Jeferson Barbosa Costa, 36. Natural de São Bernardo. Dia 6. Cemitério dos Casa.

SÃO CAETANO
Tarciso Bezerra Leal, 60. Natural de Caruaru (PE). Dia 16, em Santo André. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

DIADEMA
Rubens Aparecido da Costa Cardoso, 40. Natural de Sete Barras (SP). Dia 17, em Santo André. Cemitério Municipal.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;