Setecidades Titulo
Parque Serra do Mar esconde roteiros turísticos
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
14/06/2003 | 19:57
Compartilhar notícia


Roteiros náuticos nas águas da represa Billings, trilhas no Parque Estadual da Serra do Mar e visitações a monumentos históricos ao longo da estrada velha entre São Bernardo e Santos e à área da Usina Henry Borden, em Cubatão, atraem a atenção do visitante pelas belezas naturais, arquitetônicas e a diversidade do ecossistema. Esses destinos, entretanto, ainda são pouco explorados pelo turismo. Hoje, a visitação se restringe praticamente a grupos de estudantes.

Para abrir a visitação ao público em geral, desde 1998, a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) e o IF (Instituto Florestal) tentam viabilizar um projeto ecoturístico com esses destinos.

O Pólo Ecoturístico Caminhos do Mar, nome oficial do parque que a Emae e o IF tentam criar, recebeu a primeira sinalização de que vai sair do papel nesta semana, numa visita inédita de representantes das áreas de turismo e meio ambiente do Grande ABC (com exceção de São Caetano e Mauá), que têm interesse no empreendimento, porque grande parte dos roteiros fica na região.

Segundo o assessor da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Turismo, Armando Laganá, num prazo máximo de 60 dias a Emae e o IF, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, devem firmar convênio para implementar a primeira etapa das formalidades para a criação da unidade de conservação.

A Emae também aguarda a autorização do Ministério da Cultura para poder captar recursos pela Lei Rouanet, que vão permitir a restauração dos monumentos construídos em homenagem ao centenário da Independência do Brasil, projetados pelo arquiteto Victor Dubugras. “Demos entrada no pedido em fevereiro. Acreditamos que até o final do ano vamos conseguir a aprovação para no ano que vem captarmos R$ 1.147.790”, informou a gerente do Departamento de Gestão Ambiental da Emae, Lúcia Regina Silveira.

Outro ponto essencial para a implementação do projeto é a execução pelo IF do plano de manejo do Parque Estadual da Serra do Mar, no qual o Pólo está incluído. O diretor da Divisão de Reservas e Parques Estaduais do IF, Luiz Roberto Numa de Oliveira, informou que o órgão pretende concluir o estudo até o fim do ano. “Em abril, instituímos um grupo com 24 técnicos para poder agilizar o processo. Com esse levantamento, poderemos viabilizar os critérios para estabelecer o Pólo Ecoturístico Caminhos do Mar”, disse.

Segundo ele, essa avaliação é necessária para que possam ser licenciadas atividades de uso público em uma unidade de conservação. “Vamos fazer um diagnóstico técnico das potencialidades e fragilidades do ecossistema, levantamentos de fauna e flora, e os usos potenciais, para servir à visitação pública”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;