Setecidades Titulo Benefício
Mauá implanta gratuidade para idosos em vagas da Zona Azul

Moradores com mais de 60 anos deverão
providenciar cartão para obter o benefício

Por Nelson Donato
Especial para o Diário
17/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Pessoas com mais de 60 anos e portadores de necessidades especiais terão direito a parar gratuitamente nas áreas de estacionamento rotativo de Mauá. Decreto que concede o benefício foi assinado ontem pelo prefeito Donisete Braga (PT).

Para garantir a isenção, os idosos devem solicitar cartão especial que é emitido pela Secretaria de Mobilidade Urbana e deixá-lo em local visível no interior dos veículos. Para realização do cadastro, os interessados devem levar cópias do documentos de identidade (RG), habilitação e comprovante de residência.

Atualmente existem 1.498 vagas de Zona Azul em Mauá, das quais 75 são destinadas aos maiores de 60 anos ou deficientes físicos. Com o uso do cartão, estes terão direito de permanecer gratuitamente por até duas horas.

No Grande ABC, a gratuidade já é oferecida para idosos dos municípios de São Caetano e Ribeirão Pires. Porém, o projeto de Mauá é para pessoas de qualquer cidade, diferentemente das outras duas, que oferecem o benefício apenas para seus munícipes.

Durante o evento de lançamento, realizado no CEU (Centro Educacional Unificado) das Artes e do Esporte, Donisete destacou a importância da medida para a terceira idade. “É uma forma de retribuição para aqueles que nos ajudaram a construir o País, o Estado.”

Ele também afirmou que pretende conversar com os prefeitos de Santo André, Carlos Grana (PT), e de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), para que estes adotem o sistema de isenção em suas cidades. “Levarei a proposta para que seja discutida na próxima reunião do Consórcio Intermunicipal, para que haja padronização. Também conversarei com os gestores que já implantaram o programa, para que estes estendam a gratuidade para pessoas que não residam em seus municípios.”

Morador de Mauá, o aposentado Lauro Aparecido Alves, 62 anos, aprova as medidas adotadas no estacionamento rotativo. “Achei muito interessante e com certeza será muito mais cômodo. Mas eu gostaria que houvesse mais vagas especiais, há poucas se comparadas ao número total.”


Integrantes da 3ª idade também receberam o cartão Sim Sênior

O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), também apresentou o Cartão Sim Sênior, que garante o embarque facilitado de idosos nos ônibus e terminais do município.

Até o dia 12, aproximadamente 10 mil cartões foram entregues e o projeto já conta com 17 mil cadastrados. “Havia muitas reclamações da população, pois motoristas não paravam com os acenos das pessoas. Agora não precisarão entrar pela porta dos fundos dos ônibus, farão como todos os outros. Nossas políticas precisam ser voltadas para beneficiar este segmento tão importante da nossa sociedade”, destacou.

O aumento na frota de táxi também foi prometido pelo prefeito. “Acrescentaremos 120 veículos e iremos praticamente dobrar o número atual, criaremos mais pontos. Queremos melhorar o transporte e garantir a qualidade deste serviço para a população, de maneira que seja possível circular na cidade de forma tranquila.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;