Setecidades Titulo Santo André
Hospital se credencia ao projeto Fila Zero

Christovão da Gama, em Santo André, terá compensação tributária ao prestar serviços

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
04/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Prefeitura de Santo André credenciou ontem o Hospital e Maternidade Dr. Christovão da Gama no projeto de compensação tributária por meio da prestação de serviços essenciais de Saúde, denominado Fila Zero e aprovada na Câmara em abril.

A expectativa é que, no local, sejam realizados 10 mil procedimentos mensais nas 60 especialidades oferecidas pela unidade. Não há prazo determinado para o encerramento da parceria.

Por meio do acordo firmado, o hospital abaterá dívida acumulada com tributos municipais no período de 2013 a 2015. O diretor administrativo e financeiro do equipamento, Walmir Batista de Moraes, não quis revelar o valor do débito e explicou que a situação se deu em “um momento em que houve expansão do hospital e os convênios acabaram não trazendo a receita esperada”. “Aí, ficamos em uma condição onde foi preciso viabilizar caixa e salários”, disse.

Segundo o diretor técnico do hospital, Newton Takashima, estão sendo disponibilizados três consultórios exclusivos para os atendimentos dos pacientes da rede municipal, além de duas salas de exame. Os atendimentos serão prestados das 7h às 22h.

Christovão da Gama é o primeiro hospital credenciado do projeto e, segundo a secretária de Saúde de Santo André, Ana Paula Peña Dias, a Clínica Ana Rosa também já procurou a Prefeitura para integrar o projeto.

A dívida passível de inclusão na ação – referente aos tributos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto Sobre Serviços) – representa o montante de R$ 246 milhões. O prefeito Paulo Serra (PSDB) não quis revelar quantos estabelecimentos de Saúde estão em débito com o Executivo.

No projeto Fila Zero, a quitação da dívida das instituições será feita mediante serviço executado e devidamente comprovado. Todo imposto compensado entra como receita para o município – 25% do valor que entrar nos cofres deve ser, obrigatoriamente, repassado à Educação.

ESPERA

Segundo o prefeito Paulo Serra (PSDB), a fila, que no início da atual gestão era de 128.497 atendimentos entre exames e consultas, foi reduzida para 111.281 pacientes desde o início do projeto, em 8 de abril. Neste período foi realizado mutirão aliado à vinda da carreta da mamografia, do governo estadual, e a reabertura do Hospital Dia. “É uma fila ainda bastante considerável, mas todo esforço que vem sendo feito tem conseguido reduzir em 17.216 atendimentos.”

Ontem, durante anúncio da parceria com o Christovão da Gama, Paulo Serra entregou os resultados dos dois primeiros exames realizados. Benedita de Lourdes Santos Canhassi, 69 anos, aguardava havia três anos por tomografia, pedida devido a fortes dores de cabeça.

Já a munícipe Therezinha Maria Dias, 69, esperava havia dez meses por ultrassom de mama. Ela recebeu com alívio o resultado. “O exame está tudo certo. Não tenho nada”, comemorou.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;