Setecidades Titulo Leite materno
Treinamento visa propagar importância da doação
Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
04/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Com o objetivo de preparar os funcionários da rede municipal de Saúde para serem multiplicadores de informação, o Hospital da Mulher e o Núcleo de Inovação Social de Santo André promoveram ontem treinamento em aleitamento materno para 84 profissionais das 33 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A ideia é que eles expliquem às gestantes e às lactantes a importância da doação de leite ao banco instalado no Hospital da Mulher, que sofre desabastecimento.

“Geralmente, trabalhamos com estoque de 25 litros, mas estamos com apenas cinco litros. O ideal seria acima de 25 litros, pois temos 32 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e os bebês precisam de leite humano pasteurizado”, explica a nutricionista do equipamento Aline Fatobeni Vieira. Bebês prematuros extremos, por exemplo, chegam a ficar de três a quatro meses na UTI. “Estamos com baixa adesão porque muita mãe não tem conhecimento, então, queremos promover esta capacitação para os profissionais informarem às gestantes e às lactantes que temos um banco de leite”, acrescenta.

O hospital oferece às mães kits e orientações para a coleta do leite, além de buscar em domicílio as doações acima de 50 mililitros. O medo que muitas mulheres têm de ficar sem o alimento para dar ao filho não procede. “Quanto mais tira, mais leite tem, pois o organismo pensa: ‘Se está tirando muito é porque tem de vir muito’”, ressalta Aline.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;