Política Titulo São Caetano
Auricchio levantará recesso por projetos de Educação

Prefeito de São Caetano tenta desembargar escola no bairro Santa Paula localizada próximo a posto de gasolina

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
06/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), vai solicitar ao presidente da Câmara, Pio Mielo (PMDB), que sejam interrompidas as férias dos vereadores para votação de projetos na área da Educação. A principal meta do novo governo é destravar o uso da EMI (Escola Municipal Integrada) José Auricchio, no bairro Santa Paula.

A unidade foi construída no fim de 2012, no término do segundo mandato de Auricchio, demandou R$ 3,6 milhões e tem capacidade para atender 200 crianças entre 4 meses e 6 anos. Entretanto, por estar instalada ao lado de um posto de gasolina, sua utilização foi embargada pelo governo de Paulo Pinheiro (PMDB) – a lei municipal 641, de 1956, proíbe a abertura de instituições de ensino a 300 metros de distância ao local de abastecimento de combustível.

O assunto foi tratado pelo prefeito com Pio Mielo em reunião na terça-feira. Desde então, a gestão tucana já corre atrás de apoio necessário no Legislativo para aprovar alterações na legislação que hoje veda a inauguração da EMI José Auricchio – nome dado ao pai do atual chefe do Executivo. O tema, entretanto, ainda não foi falado oficialmente.

Ontem, Auricchio deu posse à professora Janice Paulino César como secretária de Educação da cidade. No discurso, a nova titular do setor destacou a necessidade de vagas na Educação Infantil e Ensino Fundamental 1. “Estamos com uma demanda de 1.300 vagas no Ensino Infantil, sendo que 500 estão em análise. Faço aqui um pedido ao prefeito e vereadores: ‘Precisamos de escola’”, cobrou Janice, em atividade que aconteceu no auditório do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais de Educação) Doutora Zilda Arns para uma plateia formada por vereadores e representantes dos conselhos municipais.

Durante a solenidade, Auricchio assegurou que o trabalho será por construção de unidades, e não por inchar salas de aula. “Não vamos transformar salas em depósitos de criança”, declarou o tucano, que elogiou a escolha para o comando da Educação. “A escolha da professora Janice foi com critérios de probidade, competência técnica e independência política.”

TENTATIVA

Durante o mandato, Pinheiro também buscou alternativas à lei que enquadrava a EMI José Auricchio. A ideia do peemedebista era fazer com que apenas unidades de ensino lindeiras (parede com parede) de postos de gasolina fossem impedidas de funcionar – assim, afetando somente o prédio construído pelo antecessor. A tentativa, porém, não avançou no Legislativo. (Colaborou Júnior Carvalho) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;