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As 12 competências do líder

Comunicação é um dos aspectos mais importantes

Por Cintia Bortotto
25/05/2015 | 07:07
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Separei 12 atitudes infalíveis para você se tornar um líder top:
1 – Crie uma visão: o líder direciona, logo deve ter norte, visão. Ele deve traduzir estratégias mais complexas e de longo prazo em objetivos claros e factíveis;
2 – Inspire os outros em prol da visão: ao líder cabe, além de mostrar os benefícios do resultado do trabalho do grupo para a empresa, apontar e inspirar cada integrante da equipe de forma única. A unicidade é extremamente motivadora;
3 – Comunique claramente: durante o exercício da liderança, comunicar claramente e de forma transparente e verdadeira é uma das tarefas mais importantes e que demandam mais atenção;
4 – Motive as pessoas: os profissionais precisam de doses extras de motivação, por mais que, muitas vezes, a motivação seja intrínseca. É claro que elas se motivam por estímulos diferentes, dependendo do nível, idade, aspiração etc;
5 – Dê feedback: esta é a ferramenta mais importante em termos de desenvolvimento das pessoas. O feedback é comunicação que faço a alguém sobre a minha percepção de determinado comportamento;
6 – Utilize os talentos de cada um: uma das principais competências da boa liderança é identificar o que cada um faz de melhor e colocar a pessoa certa no lugar certo. Para isso, a prática da empatia e a conversa constante são importantes. Saber o que as pessoas fazem bem, como se sentem fazendo algo que gostam, e propiciar a prática de tarefas para as quais as pessoas têm talento, aumenta a motivação e a retenção, além de se ter desempenho melhor nas atividades;
7 – Crie uma equipe coesa: para isso, o líder deve incentivar o trabalho em equipe e gerar ambiente propício ao feedback. Ele tem de estar atento e não entrar de maneira alguma em armadilhas como fofocas da equipe. Precisa também saber como utilizar os talentos de cada um nos projetos, mesmo que o projeto não seja da área da pessoa;
8 – Seja o exemplo: de nada adianta falar uma coisa e fazer outra. No exercício da liderança, as pessoas querem perceber congruência entre fala e ação. Elas sempre irão seguir ou se deixar abater pelas ações e não pela fala. Portanto, exerça o que fala. Isso fortalecerá sua imagem de líder;
9 – Tome decisões: esta é uma competência complexa no exercício da liderança. Para se tomar as decisões de forma acertada, você dependerá do número de informações que tem, da qualidade das mesmas, do tempo, das consequências de tomá-la de forma rápida e/ou de forma errada;
10 – Gerencie conflitos: conflitos são inerentes às relações humanas, afinal, as pessoas não veem os processos e as tarefas da mesma forma. A apresentação de opiniões diferentes ou posições antagônicas normalmente gera conflitos. Ao líder, cabe tirar o melhor do conflito, ou seja, melhorar uma ideia existente, alinhar expectativas diferentes;
11 – Reconheça:muitos líderes não entendem a importância do reconhecimento, mas as pessoas gostam de ser valorizadas por aquilo que fazem;
12 – Celebre as vitórias: Reserve um tempo para demonstrar aos subordinados que buscar a meta é importante, mas comemorar a realização dela também o é. É maneira de fortalecer o time.

Cíntia Bortotto é consultora em RH, psicóloga pela PUC-SP, especialista em recursos humanos pela FGV, em dinâmicas de grupo pela Associação Brasileira de Dinâmicas de Grupo, com MBA em Gestão de Negócios, também pela FGV. Como executiva de sucesso, atuou em grandes empresas como Otis, Unilever e Bombril – www.cintiabortotto.com.br
 




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