Economia Titulo
Governo incentiva iniciativa privada a investir em energia
Do Diário do Grande ABC
14/07/1999 | 14:50
Compartilhar notícia


O Ministério de Minas e Energia está analisando a criaçao de estímulos no preço da transmissao de energia elétrica. O objetivo é atrair os empresários privados para investir no setor. O governo quer implantar em 4 anos, 5 mil quilômetros de novas linhas de transmissao, com investimentos de mais de US$ 3 bilhoes. Os estudos estarao concluidos neste segundo semestre.

A informaçao foi confirmada pelo secretário Nácional de Energia, Benedito Carraro, que está analisando com sua equipe os critérios de fixaçao de preços na transmissao de energia elétrica para poder atrair investimentos privados.

Segundo Carraro, o estímulo vai estar no preço, que deverá dar uma remuneraçao boa para o investidor. "Terá de ser um atrativo para quem deseja investir nesse setor que será um dos mais importantes da área de energia daqui pra frente". Ele disse que é intençao do governo começar a construçao de 3 mil quilômetros de linhas de transmissao muito rapidamente, principalmente um segundo linhao Norte-Sul e um linhao Norte-Nordeste. "Estes linhoes trariam mais segurança ao sistema de transmissao do País. Hoje o linhao Norte-Sul já comprova a necessidade de uma segunda linha".

Carraro ressaltou que pelo menos US$ 1,5 bilhao deverá ser negociado com o BNDES e captaçoes externas. "Tudo isto está sendo analisado com muito critério. O importante é que em breve teremos as regras definindo tarifas para transmissao, que vao acabar atraindo parceiros privados para tocar estes novos linhoes de energia elétrica, que o país necessita".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;