Internacional Titulo
Grupo rompe trégua e reivindica atentados em Córsega
Da AFP
18/07/2003 | 15:36
Compartilhar notícia


Um grupo armado clandestino da Córsega (ilha francesa no Mediterrâneo) reivindicou nesta sexta-feira a autoria de 20 atentados e anunciou o fim da trégua de suas ações militares, alguns dias depois da condenação de oito nacionalistas pelo assassinato de um prefeito.

"A trégua de nossas ações militares terminou no dia 11 de julho de 2003", afirmou a Frente de Libertação da Córsega (FLNC), num comunicado enviado à emissora pública Radio Corse Frequenza Mora.

A data coincide com o dia em que um tribunal de Paris anunciou a condenação dos assassinos do prefeito Claude Erignac em 1998, apesar do texto dos rebeldes não mencionar este fato explicitamente.

"Nos solidarizamos mais do que nunca com os prisioneiros políticos córsicos e com os procurados. O conjunto de nossas ações constitui um testemunho disso", destaca o comunicado do grupo dissidente da FLNC, principal movimento nacionalista clandestino armado.

Claude Erignac, 60 anos, principal representante do Estado francês na ilha, foi assassinado com três tiros na cabeça no dia 6 de fevereiro de 1998, na cidade córsica de Ajaccio. A Justiça francesa condenou oito nacionalistas pelo atentado, dois deles a prisão perpétua e os demais a penas que oscilam entre 15 e 30 anos de prisão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;