Internacional Titulo
Novo diretor da OMS promete combater Aids nos países pobres
Da AFP
21/07/2003 | 08:20
Compartilhar notícia


O novo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), o sul-coreano Jong Wook Lee, 57 anos, declarou nesta segunda-feira que uma de suas prioridades será permitir que três milhões de pessoas afetadas pela Aids nos países pobres tenham acesso aos medicamentos necessários antes de 2005.

Em seu discurso de posse, Lee, que a partir desta segunda-feira sucede a norueguesa Gro Harlem Brundtland por um mandato de cinco anos, afirmou que também se esforçaria para reduzir a escassez de pessoal nas profissões médicas e sanitárias no mundo.

"A escassez de pessoal médico e sanitário dificulta alcançar as metas fixadas em relação à Aids", disse Lee, que na mesma ocasião anunciou mudanças nas hierarquias da organização.

Vários diretores de departamento da OMS serão substituídos, entre eles os que se ocupam de doenças não contagiosas e de doenças infecciosas. O departamento de luta contra a Aids da OMS vai se combinar com unidades de luta contra a tuberculose e a malária, duas grandes pandemias.

Sua direção será confiada ao americano Jack Chow, com o cargo de subdiretor-geral. Chow deve elaborar um plano de ação mundial até o dia 1º de dezembro, dia internacional de combate à Aids, que vai orientar os esforços da OMS na questão.

Lee é um especialista em doenças infecciosas que aspira fazer da OMS uma organização mais descentralizada e eficaz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;