Internacional Titulo
Arquivos do pontificado de Pio XI serão abertos em setembro
Por Da AFP
30/06/2006 | 11:24
Compartilhar notícia


O Vaticano anunciou nesta sexta-feira a abertura, a partir de 18 de setembro, dos arquivos do Papa Pio XI (1922-1939), que atualmente só podem ser consultados de forma parcial pelos investigadores.

A abertura desse acervo, que diz respeito fundamentalmente às atividades diplomáticas da Santa Sé antes da Segunda Guerra Mundial, foi decidida pelo Papa Bento XVI, confirmando assim os desejos de seu predecessor João Paulo II, segundo comunicado do Vaticano.

Essa decisão não é uma surpresa, pois já havia sido anunciada em 2003, quando João Paulo II aceitou abrir imediatamente toda a parte relativa às relações da Santa Sé e a Alemanha entre 1922 e 1939, mas a abertura dos arquivos de Pio XII, cujo conteúdo é reclamado pelos historiadores que estudam o Holocausto e as organizações judias, terá de esperar.

A atitude ante os nazistas e o Holocausto por parte de Pio XII, que foi núncio apostólico na Alemanha antes de suceder Pio XI, é tema de grandes controvérsias históricas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;