Internacional Titulo
Iraque anuncia princípio do fim da rede Al Qaeda
Por Do Diário OnLine
Com AFP
15/06/2006 | 17:17
Compartilhar notícia


As autoridades iraquianas anunciaram nesta quinta-feira "o princípio do fim da rede Al Qaeda no Iraque", após a leitura de documentos que estavam em poder do líder Abu Musab al Zarqawia e indicavam que a rede terrorista queria provocar conflitos entre os xiitas e as forças americanas no interior da comunidade xiita, e entre o Irã e os Estados Unidos.

"Começou uma contagem regressiva para acabarmos com a Al Qaeda", declarou o conselheiro de segurança nacional do Iraque, Muaffak al Rubay, ao apresentar os papéis apreendidos após a morte de Zarqawi.

Num dos documentos apreendidos, Zarqawi, morto num bombardeio americano no dia 7 de junho no Iraque, se dizia preocupado com as numerosas detenções nas fileiras de seu grupo e da campanha na mídia contra suas ações, o que contribuía para a rejeição internacional dessas operações.

Outro documento registrava que a Al Qaeda teme os efeitos da ação de segurança lançada contra ela e previa aumentar as tensões entre os Estados Unidos e o Irã mediante seqüestros e assassinatos falsamente atribuídos ao Irã.

"Mostram o temor que a Al Qaeda sente das forças de segurança iraquianas e revelam os locais de presença de seus líderes, sua forma de dirigir a organização e seus vínculos com os bandos maléficos que querem destruir o país", acrescentou Rubay.

Ele qualificou os documentos apreendidos de "verdadeiro tesouro", e afirmou que as forças de ordem mantêm uma posição ofensiva.

"Temos uma oportunidade real de acabar com a Al Qaeda", disse Rubay.

O exército americano, por sua vez, também divulgou nesta quinta-feira para a imprensa a foto de Abu Ayub al Masri, o sucessor de Zarqawi, o rosto de um homem bem jovem, com bigode e uma barba curta. Em 13 de junho passado a facção iraquiana da Al Qaeda anunciou, em um comunicado na internet a designação do xeque Abu Hamza Al Muhayer como sucessor de Zarqawi.

Segundo o exército dos Estados Unidos, Muhajer, de nacionalidade egípcia, é um dos fundadores de Al Qaeda no Iraque, onde criou uma célula no início de 2003.





Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;