Internacional Titulo
Bush pede ao Congresso aprovação de lei para julgar responsáveis do 11/9
Por Da AFP
16/09/2006 | 12:22
Compartilhar notícia


O presidente George W. Bush afirmou neste sábado que quanto mais rápido o Congresso aprovar o polêmico projeto de lei sobre o tratamento e julgamento de supostos terroristas, mais perto estará o julgamento dos autores dos atentados de 11 de setembro.

"Quando o Congresso autorizar as comissões (tribunais) militares que propus, os homens que nossas agências de inteligência acreditam que ajudaram a planejar a morte de três mil americanos em 11 de setembro de 2001 poderão ser julgados", disse Bush no programa semanal de rádio.

Bush fazia referência aos 14 detentos transferidos das prisões secretas da CIA para a base naval de Guantánamo (Cuba), onde esperam julgamento. Segundo Washington, alguns deles participaram nos atentados de 11 de setembro, entre eles Khaled Sheikh Mohammed, considerado o cérebro dos ataques.

Bush pressionou novamente o Congresso para que adote um projeto de lei que permita à CIA prosseguir com um programa secreto de interrogatórios, apelando inclusive a duras táticas de dissuasão.

Na quinta-feira, o comitê de serviços armados do Senado rejeitou o projeto de lei de Bush e aprovou um documento de redação própria que garante maior proteção aos detentos estrangeiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;