Política Titulo
PMDB deve se dividir em torno de Alckmin e Lula, diz Calheiros
Do Diário OnLine
03/10/2006 | 13:55
Compartilhar notícia


O PMDB está dividido e não irá declarar apoio a um candidato no segundo turno da eleição para presidente da República, que acontece dia 29 de outubro. Pelo menos é o que garantiu o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao ser questionado se o partido com a maior bancada na Câmara dos Deputados e a segunda no próprio Senado apoiará ‘em bloco’ Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Geraldo Alckmin (PSDB).

“A tendência é que cada um dentro do PMDB mantenha sua posição: quem apóia  Alckmin ficará com ele, quem apóia Lula, votará nele. E cada qual vai trabalhar para atrair votos dos que não votaram nos dois no primeiro turno”, disse Calheiros, que faz parte da ala ‘prol-Lula’, juntamente com o senador recém eleito pelo Amapá, o ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP).

Desde o início das discussões do processo eleitoral, o PMDB ficou dividido em lançar ou não candidatura própria. Os aliados do governo federal (Calheiros e Sarney) queriam fechar aliança com o PT e trabalhar pela reeleição de Lula, que na época desfrutava de boa imagem diante o eleitorado.

No entanto, a ala dos que pediam uma maior ‘autonomia’ peemedebista buscou lançar candidato próprio. Germano Rigotto, governador do Rio Grande do Sul que perdeu as eleições para reeleição, e Anthony Garotinho, ex-governador do Rio de Janeiro, lançaram suas candidaturas. No entanto, o processo de escolha do candidato do PMDB foi barrada pelos ‘prol-Lula’.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;